Melão/Cepea: Colheita avança no Vale, mas não como o esperado

Publicado em 19/05/2021 13:51

A colheita de melão continua aumentando gradualmente no Vale do São Francisco (BA/PE) neste mês. Porém, o nível de oferta está inferior ao observado nas safras passadas. Segundo agentes consultados pelo Hortifruti/Cepea, pode ter ocorrido leve redução de área nas roças locais, visto o receio de produtores quanto ao mercado nacional e ao acréscimo significativo nos custos dos principais insumos agrícolas.

Assim, diante da menor disponibilidade da fruta na região e da maior comercialização a granel – em decorrência da escassez de caixas de papelão – neste ano, o melão amarelo (vendido a granel) obteve média de R$ 1,02/kg na primeira quinzena deste mês, valor 12% superior ao do mesmo período de 2020. Cabe destacar que, no caso do produto embalado dos tipos 6 e 7, houve desvalorização de 18% na mesma comparação, registrando média de R$ 23,93/cx de 13 kg, por conta da dificuldade de comércio com os grandes centros consumidores.

Essa dificuldade, por sua vez, se deve, segundo agentes, ao clima mais frio no Sul e no Sudeste e, também, à atual crise econômica brasileira, agravada pela pandemia da covid-19 – que tem afetado o poder de compra do consumidor, o qual direciona o orçamento familiar para alimentos considerados mais essenciais. Assim, com a aproximação do inverno em junho, a demanda por melão pode continuar limitada, mas a tendência é de que a oferta siga semelhante à de maio.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Cepea/Hortifruti

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário