Tomate/Cepea: Safra de inverno começa a se intensificar

Publicado em 25/05/2021 10:43

Como esperado, as baixas temperaturas deste mês vêm controlando a oferta de tomate nas regiões produtoras, permitindo, portanto, que os preços médios se sustentem acima dos custos de produção – já que a demanda segue fraca. Além disso, este é um período em que a safra de verão caminha para o final e que a de inverno ainda não tem tanta intensidade. Na média parcial de maio (até o dia 24/05), o preço do tomate salada, ponderado pela classificação, está em R$ 35,02/cx, 11% acima das estimativas de custos de produção.

Apesar da tendência de intensificação da colheita de inverno, o clima frio continua "segurando" a maturação nas lavouras e, enquanto isso ocorrer, os preços tendem a se sustentar acima dos custos. Porém, a partir do momento em que esquentar um pouco mais, é provável que ocorra certa concentração na maturação dos produtos, com consequente aumento da oferta.

A produtividade e a qualidade dos frutos nas praças de inverno, por sua vez, estão muito boas, dado o clima ameno e seco, que favorece o desenvolvimento das plantas. Sumaré (SP), por exemplo, atingiu 400 cxs/mil pés em abril, apesar de alguns problemas com traça e ácaro-branco, que foram bem controlados.

Agora, o receio de produtores em algumas regiões, como Araguari (MG) e Mogi Guaçu (SP), é que não haja água suficiente para irrigação no decorrer do segundo semestre, pois, nos últimos meses, o volume de chuva ficou abaixo da média histórica.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Cepea/Hortifruti

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário