HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Produtores Rurais do Estado recebem quase 2 milhões e meio de sementes híbridas de cacau

Publicado em 26/05/2021 12:41 e atualizado em 26/05/2021 16:08

O Pará lidera a produção nacional de cacau. Não é à toa, além de solo e clima favorável, às ações de investimentos para o desenvolvimento da produção de cacau são constantes no meio desse setor produtivo em todo o Estado. O Sistema Faepa/Senar está promovendo ação com a entrega de quase 2 milhões e meio de sementes híbridas de cacau a 12 municípios do Estado que vão atender a cerca de 132 comunidades e 997 produtores rurais .

A primeira entrega de quase 500 mil sementes iniciou nesta segunda-feira, 24, e terminará na sexta-feira, 28, atendendo os municípios de Mocajuba, Acará, Bujaru, Concórdia do Pará, Santo Antônio do Tauá, Inhangapi e Santa Bárbara do Pará.

Segundo o superintendente da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira Ceplac/Supam, Fernando Mendes, o que existe é o esforço conjunto da Ceplac/Supam, Faepa/Senar e Ascau, a fim de entregar aos produtores rurais as sementes híbridas produzidas nas Estações dos municípios de Tucumã e de Medicilândia.

“Conforme a proposta institucional e, na impossibilidade de colocá-las nos municípios considerados, oficialmente, como polos cacaueiros aos demandantes, certamente haveria uma dificuldade quase que intransponível para que os produtores se deslocassem, individualmente, para a retirada dessas sementes”, esclareceu.

Desse modo, visando otimizar a chegada dessas sementes aos principais interessados, Ceplac/Supam, Faepa/Senar e Ascau mantiveram seus alinhamentos de apoiar a cacauicultura paraense, cabendo a Ceplac disponibilizar à Faepa 2.251.870 sementes híbridas para serem entregues aos produtores que preencheram o formulário de solicitação desse insumo, após auditagem feita pela Supam.

À Faepa caberá a missão de buscar as sementes nas Estações da Ceplac/Supam, segundo um cronograma pré-estabelecido, e disponibilizar aos produtores nos municípios já autorizados, restituindo à Ceplac/Supam os recibos de recebimento por parte dos agricultores.

Na divisão dos custos financeiros envolvidos, coube a Ceplac/Supam o equivalente a R$ 326.521,00, ou seja, R$ 145,00 por cada milheiro de sementes híbridas entregues.  Cabe ressaltar que nestes custos estão envolvidas apenas as despesas diretas de produção.

A Federação de Agricultura e Pecuária do Estado do Pará (Faepa), por meio do  presidente Carlos Xavier investiu os valores referentes à atividade de movimentação das cargas (capatazia), diárias, combustível, manutenção de veículos, entre outros.

A Coordenadora de Projetos Especiais da Faepa, Maria Goreti Gomes explicou que “o esforço conjunto está viabilizando um trabalho que vai proporcionar um aumento no plantio com a inclusão de novos produtores e das áreas já existentes, que causará um grande impacto na cultura cacaueira”.

A assessora de Projetos Especiais da Faepa, Eva Ferreira contou que o trabalho foi iniciado no ano passado quando vários órgãos se reuniram para verificar a possibilidade de ampliação da lavoura cacaueira  em municípios já aprovados pela Ceplac. “Foram realizados vários contatos junto com  a Ascau para que os Sindicatos Rurais, Prefeituras, Secretarias de Agriculturas Municipais pudessem preencher os requisitos encaminhados pela Ceplac, a fim de que o esforço conjunto pudesse ser executado”, explicou.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Faepa

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário