Banana/Cepea: Colheita de prata se antecipa em Delfinópolis

Publicado em 26/05/2021 15:41

Geralmente, a oferta de banana prata começa a aumentar nas principais regiões produtoras brasileiras em junho. Porém, em Delfinópolis (MG), o ritmo de colheita se intensificou de forma precoce neste ano, em meados de maio. Segundo agentes consultados pelo Hortifruti/Cepea, isso ocorreu porque os produtores da região investiram em bons tratos culturais no primeiro trimestre, sobretudo em adubações, diante das chuvas mais frequentes e dos preços elevados registrados no período.

Diante deste cenário, juntamente com os valores baixos da nanica – que faz com que os compradores prefiram a variedade mais "em conta", sobretudo diante das restrições econômicas causadas pela crise da covid-19 –, as cotações da prata estão sendo pressionadas em maio. Na parcial deste mês (1º a 21/05), a prata anã de primeira qualidade é vendida na média de R$ 1,45/kg no sudoeste mineiro, valor 36% menor que o de abril e 16% inferior ao do mesmo período do ano passado.

De acordo com produtores de Delfinópolis, a oferta aumentou, mas ainda são poucos os volumes colhidos. Por isso, esta queda de preço considerável preocupa – já que pode ser ainda mais significativa nos próximos meses, uma vez que mais regiões produtoras de prata devem intensificar gradualmente suas atividades de campo em meados de junho.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Cepea/Hortifruti

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário