Banana/Cepea: Poucas chuvas preocupam produtores em Linhares

Publicado em 04/06/2021 15:41

Os baixos níveis de chuva têm preocupado produtores de banana em Linhares (ES) desde abril. Para se ter uma ideia, maio registrou apenas 8 mm na estação da cidade, segundo dados do Inmet, quantidade 86% abaixo do esperado diante da normal climatológica do período (58 mm). Agentes consultados pelo Hortifruti/Cepea alegam que, com a pouca chuva, a qualidade da fruta deve cair na região, sobretudo em questão de calibre (pois afeta o enchimento dos cachos) em áreas onde a irrigação não atende totalmente a demanda da planta. Além disso, os sistemas de irrigação são mais exigidos, o que está refletindo em um maior custo de produção.

Sobre o mercado da semana (31/05 a 04/06), a oferta de prata seguiu controlada em Linhares, mas, mesmo assim, os preços recuaram. A prata anã de primeira qualidade foi vendida na média de R$ 1,16/kg, valor 3% menor que na semana anterior. Este cenário ocorreu devido à virada do mês, que ainda não traz melhora no volume comercializado, aos entraves da pandemia em alguns centros compradores, e ao feriado Corpus Christi (03). Vale destacar que o preço da nanica segue mais baixo do que o da prata, o que intensifica esse cenário de vendas complicadas para a prata. Para a próxima semana, produtores de Linhares esperam que os preços se estabilizem, devido à possibilidade de maior volume de vendas no período.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Cepea/Hortifruti

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário