Brasil embarca primeira exportação de maçãs para a Colômbia

Publicado em 04/06/2021 16:45

A viabilização do primeiro embarque de maçãs da Agropecuária Schio, de Vacaria (RS), para a Colômbia tem por trás o empenho de produtores, responsáveis técnicos de empresas, fiscais estaduais e dos auditores fiscais federais agropecuários (AFFAs), que coordenaram todo o processo.

Os servidores do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) foram responsáveis por estruturar os procedimentos para a fruta atender aos requisitos apresentados pelo país comprador. E trabalharam em diferentes esferas e locais: em Brasília, no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e até mesmo no país caribenho, nas negociações lideradas pelo adido agrícola Marcos Vinícius Coelho.

Amarildo Nespolo, auditor federal e chefe da Unidade Técnica Regional de Agricultura de Caxias do Sul (Utra), destaca a importância deste primeiro carregamento para a Colômbia pelo alto consumo da fruta e pela baixa produção interna. “Com a abertura para o Brasil, os produtores poderão disputar com Chile e Argentina, principais fornecedores de maçã para os colombianos”, explica. Para acessar o mercado do país caribenho, foi preciso atender exigências fitossanitárias locais, principalmente em relação a pragas como cochonilhas e mosca das frutas, que são ausentes naquele país.

“A parte operacional do processo é realizada pelas empresas com supervisão e fiscalização da Secretaria da Agricultura, sendo que os AFFAs são responsáveis por auditar todo o processo. Ou seja, nosso trabalho é certificar que o setor produtivo está cumprindo as exigências”, explica o auditor Roque Danieli, do Serviço de Fiscalização de Insumos e Sanidade Vegetal (SISV), da Divisão de Defesa Agropecuária no Rio Grande do Sul.

Depois que a fruta é colhida, beneficiada e embalada, definem-se os lotes que serão embarcados. Nesta etapa, os auditores do Mapa do Rio Grande do Sul Amarildo Nespolo, Alan Erig e Carlos Wollmann certificam a maçã na origem, na sede da Embrapa, em Vacaria. São coletadas amostras de cada lote a ser exportado. Estando em conformidade, são carregadas em contêineres refrigerados e é emitido o Certificado Fitossanitário Internacional. Após, são enviadas para Ásia, Europa, Oriente Médio, África e, agora, também para a América do Sul.

Nespolo ressalta que, quando a missão colombiana visitou o Brasil para avaliar a possibilidade de liberação de importação da maçã, o fato de os trabalhos estarem sendo apoiados pela Embrapa, refletiu positivamente para a abertura deste mercado, que consome em torno de 100 mil toneladas de maçãs ao ano.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Anffa

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário