Melão/Cepea: Como estão os preparativos para a safra 2021/22 do RN/CE?

Publicado em 18/06/2021 08:34

 O mês passado foi marcado pelas negociações de exportadores brasileiros de melão do Rio Grande do Norte/Ceará com os importadores da Europa, para a safra 2021/22. E, de acordo com agentes consultados pelos Hortifruti/Cepea, boa parte dos contratos foi firmada no período.

Segundo eles, este processo segue até o momento e deve se encerrar somente no final de junho, com leve atraso frente ao cenário habitual, em função do aumento do frete marítimo, que dificultou a definição dos preços – mas de maneira menos turbulenta do que no ano passado, quando os entraves da pandemia da covid-19 foram mais intensos.

Assim, as expectativas mercadológicas estão positivas: agentes esperam que o dólar continue valorizado frente ao Real, garantindo um bom retorno; que a busca pela fruta no varejo europeu permaneça similar à da campanha passada, diante da maior preocupação com a saúde e com os hábitos alimentares; e que a gradual imunização dos países europeus e o consequente aumento da circulação de pessoas estimulem a retomada de estabelecimentos dependentes do turismo – lembrando que o melão é bastante demandado por hotéis e restaurantes.

Vale destacar que os plantios para a safra 2021/22 já começaram no Rio Grande do Norte/Ceará, com estimativa de colheita em agosto. E tudo indica, ao menos por enquanto, que a área destinada ao cultivo seja semelhante à da campanha passada. O foco deve continuar sendo o mercado internacional, visto que o doméstico ainda preocupa, devido à crise econômica e ao receio de os preços não cobrirem o elevado custo de produção, já que houve aumento expressivo para os principais insumos.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Cepea/Hortifruti

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário