HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Produção de morangos está em excelente qualidade na região de Pelotas (RS)

Publicado em 18/06/2021 12:28 e atualizado em 18/06/2021 13:51

No município de Turuçu, na região de Pelotas, os morangueiros espanhóis implantados em substratos no mês de março estão com a produção em excelente qualidade, com aumento da oferta e alcançam bons preços. De acordo com o Informativo Conjuntural, publicado e divulgado nesta quinta-feira (17/06) pela Gerência de Planejamento da Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), as áreas cultivadas apresentam diminuição considerável do ataque de lagartas, tripes e ácaros, devido principalmente ao clima mais frio das últimas semanas.

Na região de Caxias do Sul, a colheita de morango segue normal para a época. O volume colhido é pequeno e a lenta maturação dos frutos é condicionada pelas baixas temperaturas e pela reduzida luminosidade dos dias do outono-inverno. As condições climáticas de elevada umidade do ar também afetaram o ritmo do desenvolvimento das plantas, a emissão de novas floradas e a manutenção da sanidade das flores e frutas quanto à ocorrência de podridões. Já em Bom Princípio, na regional de Lajeado, a produção segue em baixa nessa fase inicial de desenvolvimento de novas áreas implantadas.

CULTURAS DE INVERNO

Trigo

A área de trigo semeada na região de Frederico Westphalen avançou rápido em dias de sol e deve ter atingido 70% do estimado, toda em fase de germinação e desenvolvimento vegetativo. A cultura apresenta boa germinação e consequentemente bom estande de plantas. Se observam nesta safra o aumento do uso de sementes salvas pelos agricultores e um posicionamento de semeadura que tende a ser mais tardio em decorrência das previsões de um inverno mais úmido e com possíveis geadas em agosto.

Canola

Na regional de Santa Rosa, o plantio foi suspenso em função da elevada umidade do solo, dos dias nublados e com cerração. Da área plantada, temos 90% em germinação e desenvolvimento vegetativo e 10% em floração. As lavouras apresentam bom estande de plantas, e produtores mantêm a expectativa de bons rendimentos para o grão. Nas regiões de Santa Maria e Soledade, o plantio da canola foi finalizado. As lavouras encontram-se em germinação e desenvolvimento vegetativo normal, com bom estande de plantas.

Aveia Branca

Na região de Ijuí, cultivos em final de semeadura, apresentando bom estabelecimento inicial. As primeiras lavouras semeadas estão em início de perfilhamento e recebem adubação nitrogenada em cobertura. Em Tenente Portela é tradicional os produtores semearem a cultura em abril para colher em agosto, liberando as áreas para a cultura do milho. Assim, as lavouras cultivadas no município entram em estádio reprodutivo com excelente potencial produtivo, embora representem área pouco expressiva.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Emater/RS

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário