Banana/Cepea: ''Safra'' da prata à vista!

Publicado em 24/06/2021 11:35

O ritmo de colheita da banana prata, cuja produção se concentra, sobretudo, no semiárido, começou a aumentar em grande parte das regiões acompanhadas pelo Hortifruti/Cepea. Assim, como de costume, a variedade deve assumir o protagonismo da produção nacional nos próximos meses. Mas, quais são as expectativas para cada região? Confira, abaixo:

Delfinópolis (MG): Esta foi a primeira região a aumentar o ritmo de colheita, já em meados de maio, visto que o clima e os tratos culturais favoráveis anteciparam a atividade. Segundo agentes consultados, o pico produtivo foi atingido neste mês e deve se manter até o primeiro decêndio de julho.

Norte de Minas Gerais: A colheita aumentou recentemente, mas está com ritmo mais lento, devido ao impacto do clima – poucas chuvas foram registradas nos últimos meses e, em algumas localidades, o sistema de irrigação, sozinho, não é suficiente. Este fator, aliado à queda precoce das temperaturas, têm prolongado o tempo de enchimento dos cachos. Assim, maiores volumes são esperados apenas entre julho e setembro na região.

Linhares (ES): Está com calendário de colheita bem semelhante ao da região norte-mineira. Também apresentou períodos de estiagem e, recentemente, temperaturas mais amenas. Por enquanto, a produção aumentou um pouco por lá, mas, de acordo com agentes, deve se intensificar entre julho e setembro.

Bom Jesus da Lapa (BA): A região registra os mesmos entraves mencionados acima e, com a planta fragilizada pelo estresse hídrico, a infestação de Sigatoka apareceu em alguns bananais. Segundo agentes, a estiagem realmente preocupa, já que pode não ocorrer um pico produtivo neste ano. A oferta deve aumentar, mas de forma contida e diluída nos próximos meses, até meados de outubro.

Vale do São Francisco (BA/PE): Agentes esperam que o período de “safra” seja um pouco mais tardio, com os maiores volumes colhidos após agosto e setembro – o que pode ser bom para os produtores locais, que conseguirão ofertar a prata após o pico das demais regiões. As condições produtivas são consideradas positivas ao desenvolvimento dos cachos locais.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Cepea/Hortifruti

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário