Agradável no sabor e versátil no manejo, cultivo do morango é tema de curso do Senar/MS
As possibilidades são infinitas. Um fruto que combina bem com chocolate, principalmente no fondue em época de frio, e que também é protagonista em várias sobremesas, sucos, geleias, e até mesmo puro. É pouco provável que alguém não goste do morango. Com a chegada do inverno, período mais apropriado para seu cultivo, o curso oferecido pelo Senar/MS é o tema da editoria #EducaçãonoCampo desta quarta-feira (30).
Curiosidades, variedades comerciais e tecnologias aplicadas em morangueiros fazem parte da capacitação gratuita. E essa época do ano é justamente a mais apropriada para o cultivo deste vegetal, que tem produção de botões florais nos dias mais curtos e temperaturas mais baixas.
Apesar das ‘preferências’, o morangueiro também tem boa adaptabilidade ao clima temperado, principalmente por causa das variadas cultivares existentes. “Mesmo com a versatilidade da planta, em altas temperaturas e longos períodos chuvosos, o desenvolvimento do vegetal pode ficar limitado, o que pode comprometer a produção”, explica o instrutor do curso Cultivo do Morango do Senar Mato Grosso do Sul, Arnaldo Mongelo.
![]()
Entre as tecnologias mais utilizadas neste segmento está o mulching, que consiste na cobertura de canteiros com lona plástica ou cobertura vegetais. A finalidade é reter a umidade do solo e reduzir a infestação de plantas daninhas, evitando contato direto com o sol. Outra técnica é a do ‘microtúnel’, estrutura de aço galvanizado em forma de arco com cobertura de plástico montados sobre os canteiros que tem o objetivo e proteger contra chuvas e controlar a entrada de luz.
Para irrigação, o sistema mais indicado é o gotejamento. “Além de apresentar maior eficiência no uso da água, diminui a incidência de doenças foliares e a possibilidade de aplicação de fertilizantes”, conclui.
Se pretende dar início ao cultivo de morangos você pode procurar o sindicato rural do seu município e falar do interesse em fazer cursos nesta área. Fique por dentro do mercado da fruticultura no estado e saiba tudo sobre esta e outras capacitações oferecidas pelo Senar/MS.
0 comentário
Batata/Cepea: Chapada Diamantina (BA) registra altas produtividades
Manga/Cepea: Com crescimento da oferta, preços no Vale recuam na abertura do mês
Maçã brasileira inicia nova safra com frutos de alta qualidade e retomada da produção
Mandioca/Cepea: Valores médios sobem na 1ª semana de fevereiro
Com boas condições climáticas, Prosperato deve dobrar safra de azeitonas para 2026
Edital para licenciamento de produtores de mudas de mandioca termina hoje (6)