Manga/Cepea: Geadas atingem pomares em SP

Publicado em 06/07/2021 08:00

As baixas temperaturas da semana passada (28 de junho a 02 de julho) atingiram a região produtora de manga de Monte Alto/Taquaritinga (SP). Em alguns pomares, sobretudo nas áreas de baixada, geadas ocorreram, com alguns casos de queima de panículas, principalmente no ponteiro das árvores.

Os danos às floradas devem ser melhor avaliados daqui a 15 ou 20 dias – mas, além da queima de flores, outra preocupação trazida pelo frio é a partenocarpia, distúrbio fisiológico potencializado pelas baixas temperaturas. Também não são todas as áreas com a ocorrência do distúrbio, mas é possível que os efeitos da partenocarpia sejam ainda mais expressivos que os da geada.

No geral, as áreas de palmer e de espada vermelha foram as mais afetadas, já que a variedade tommy é mais resistente aos danos das menores temperaturas.

A recomendação agronômica, em casos de geadas e de partenocarpia, é realizar a retirada manual das panículas ou dos pequenos frutos, para posterior reindução dos pomares; porém por ser um processo custoso, nem todos os produtores devem aderir à prática. As áreas reinduzidas, por sua vez, seriam colhidas mais tardiamente, em meados de fevereiro – praticamente no final do calendário normal da região.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Cepea/Hortifrurti

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário