HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Batata/Cepea: Geadas causam queimaduras nos tubérculos

Publicado em 14/07/2021 13:42 e atualizado em 14/07/2021 15:30

A frente fria que atingiu o País entre o final de junho e o início de julho, levou problemas às roças de batata de Minas Gerais, São Paulo e do Paraná. De acordo com colaboradores do Hortifruti/Cepea, no Sul de Minas, a formação de geada provocou queimas nas folhas dos tubérculos que estão no início do desenvolvimento – cenário que pode comprometer o crescimento e enchimento das batatas colhidas entre os meses de agosto e setembro.

No Sudoeste Paulista e em Vargem Grande do Sul (SP), por sua vez, parte das folhas foi queimada, mas as plantas devem se recuperar e os agentes acreditam que a produção não deve ter problemas significativos. Já no Paraná, o fenômeno foi mais intenso, principalmente na região de Campo Mourão (fornecedor de semente), onde foram registradas perdas de alguns talhões – para os menos atingidos, pode haver impacto no enchimento do tubérculo e, consequentemente, uma menor oferta.

Até o momento, para as roças que estavam em final de ciclo, são estimadas perdas de 15% da produção, com mais de 30% das folhas danificadas. Conforme colaboradores, nestas duas primeiras semanas de julho, as temperaturas têm sido mais altas, amenizando os impactos nas lavouras prejudicadas pelas geadas.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Cepea/Hortifruti

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário