Hortifruti/Cepea: Desafios na produção nacional de alho

Publicado em 23/09/2021 16:26

A produção nacional de alho cresceu nos últimos anos, mas alguns fatores limitaram um avanço ainda maior, sendo o mais mencionado por agentes do setor o elevado custo de produção. E dados da Conab (confira na tabela) evidenciam o aumento nos custos de produção por hectare entre 2017 e 2020 nas principais regiões que cultivam o alho – a Companhia levanta dados nas praças de Cristalina (GO), São Gotardo (MG), Flores da Cunha (RS) e Frei Rogério (SC).

A alta, por sua vez, está atrelada especialmente ao encarecimento de insumos – devido ao elevado patamar do dólar no período –, como fertilizantes, que representam uma proporção significativa no custo total do produtor. Segundo a Conab, os principais itens que compõem o custo são sementes e mudas, mão de obra e fertilizantes. O custo da mão de obra é maior no Sul do que em GO e MG. Já no caso dos fertilizantes, o insumo custa mais caro em GO/MG do que em RS/SC. O peso das sementes/muda é muito similar entre as regiões produtoras.

Atualmente, a mecanização no setor de alho é muito baixa. Apesar da existência de algumas máquinas que auxiliam o processo de colheita, a utilização no Brasil é quase nula. Apenas para o beneficiamento e para a classificação que máquinas são usadas, mas um dos processos na finalização do beneficiamento (a limpeza da casca suja, chamada de “toalete”) é feita de forma totalmente manual. Em outros países, como Argentina, Estados Unidos e alguns da Europa, máquinas são usadas, devido ao alto custo da mão de obra.

tabela alho cepea setembro 2021
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Cepea/Hortifruti

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário