Banana/Cepea: Exportações de SC se destacam em setembro

Publicado em 26/10/2021 07:59

Apesar das restrições observadas nas aduaneiras – as quais estão com as fiscalizações atrasadas por conta de entraves administrativos, gerando grande fila de caminhões na passagem para os países do Mercosul –, as exportações de banana de Santa Catarina conseguiram subir em setembro, se destacando como o maior estado exportador do País. Segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), os envios do estado ao bloco foram de 4,6 mil toneladas no período, representando 58% de todo o volume destinado ao Mercosul. Já a receita, em dólar, foi de US$ 1,5 milhões (FOB), sendo 56% de todo o valor recebido com exportações, na mesma comparação.

Vale destacar que os envios positivos estão relacionados, segundo agentes consultados pelo Hortifruti/Cepea, à boa demanda dos países vizinhos, à recuperação da produção – lembrando que intempéries climáticas, como ciclone, geadas e granizos afetaram SC desde o ano passado – e à baixa atratividade do mercado interno.

Para outubro, agentes relatam que as exportações ao Mercosul, sobretudo à Argentina, devem seguir a todo vapor, diante da boa procura e do comércio doméstico ainda conturbado. Porém, existem preocupações quanto aos entraves da fronteira – que até fizeram com que a fruta chegasse com a maturação mais avançada em alguns destinos, gerando reclamação de importadores.

Para contornar este problema, exportadores de SC estão buscando soluções em cooperativas e instituições governamentais para agilizar o processo de fiscalização, visando manter a capacidade de exportação da região, devido à sua grande importância para a economia local.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Cepea/Hortifruti

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário