Hortifruti/Cepea: Custo de produção da batata à indústria de chips

Publicado em 01/11/2021 17:24 e atualizado em 01/11/2021 18:02

Pela quarta vez, a equipe Hortifruti Brasil apurou os custos de produção de batata em Vargem Grande do Sul (SP) para fornecimento à indústria de chips. Na presente pesquisa, foram coletados dados em Painel com alguns dos produtores e técnicos da região e complementados individualmente com outros bataticultores. Foram apurados os dados referentes aos custos finais da temporada de inverno 2020 e, praticamente, os consolidados da temporada 2021, já que o levantamento neste ano foi realizado muito próximo ao encerramento da safra, no dia 28 de setembro de 2021.

A produção de chips é bastante pulverizada entre as regiões brasileiras, e Vargem Grande do Sul é uma importante praça, atendendo a mais de uma indústria. Diante disso, essa região paulista vem representando o segmento na apuração dos custos de produção.

A fazenda típica estudada continua sendo representada por 300 hectares. O plantio ocorre entre março e maio e a colheita, entre julho e outubro. Toda a produção para a indústria é atendida 100% por fornecedores. A atlantic continua sendo a cultivar mais utilizada pelas principais indústrias de chips no País. No entanto, não representa a maior parte da área cultivada que atende à maior empresa do segmento. Essa empresa, além da atlantic, utiliza variedades próprias (neste caso, a indústria fornece a semente aos produtores com quem fecha contratos).

O fornecedor de batata para a indústria de chips tem grande escala e um portfólio diversificado de atividades agropecuárias, além de parte da produção de tubérculo in natura. Quer saber mais sobre este perfil de produção? Então, acesse o Especial Batata 2021 (clicando aqui), na edição de outubro da revista Hortifruti Brasil, para conferir o inventário de máquinas e implementos, bem como as planilhas de custo de produção atualizadas.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
HFBrasil

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário