Hortifruti/Cepea: Exportações de banana estão em constante crescimento

Publicado em 18/11/2021 15:56 37 exibições

As exportações brasileiras de banana estão em crescimento consecutivo há quatro anos. Desde 2020, mesmo que a produção de Santa Catarina, principal exportador brasileiro, esteja comprometida, outros estados compensam a oferta destinada ao mercado internacional, como São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Espírito Santo.

É importante relembrar que esses estados fornecem a fruta ao Mercosul, maior destino internacional da banana e, portanto, principal responsável pelo crescimento. Outros importantes exportadores são Rio Grande do Norte e Ceará, que enviam a fruta à União Europeia e demais países europeus fora do bloco.

Segundo agentes entrevistados pela Hortifruti Brasil, o comércio internacional foi muito importante para escoar a oferta de produtores brasileiros em momentos de grande volume interno, especialmente diante do poder de compra fragilizado da população. Além disso, as vendas externas garantiram um bom retorno financeiro.

Os resultados observados em 2021, inclusive, poderiam ser ainda melhores se não fossem, conforme indicações de agentes consultados pela Hortifruti Brasil, os gargalos logísticos – sejam relacionados aos fretes marítimos, que prejudicam sobretudo as exportações do Nordeste para a União Europeia, ou os rodoviários, que impactam nos envios do Sul e do Sudeste para o Mercosul. Quer entender melhor estes entraves? Então, acesse a edição de novembro da revista Hortifruti Brasil, clicando aqui.

Fonte:
Cepea/Hortifruti

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário