Melancia/Cepea: Com previsão de La Niña, lavouras do RS podem ser prejudicadas

Publicado em 24/11/2021 08:10

As atividades de plantio de melancia no Rio Grande do Sul continuaram avançando ao longo dos últimos dias, com algumas lavouras em Arroio dos Ratos iniciando a colheita de forma pontual, para abastecer o mercado regional. Até o momento, o clima seco na região tem favorecido o desenvolvimento das áreas, que vêm apresentando frutas com calibre elevado, mesmo com as baixas temperaturas registradas no estado.

A grande chance de ocorrência de La Niña nestes últimos meses de 2021, porém, está preocupando produtores gaúchos de melancia. De acordo com a NOAA (National Oceanic and Atmospheric Administration), há 90% de possibilidade de ocorrência do fenômeno entre novembro e janeiro no Brasil – sendo que, no Sul do País, ele é caracterizado por um atraso na regularização das chuvas, o que pode limitar a produtividade, principalmente nas lavouras de sequeiro.

Outro impacto negativo do tempo mais seco, caso se concretize, é o aumento da incidência de viroses, o que tende a elevar ainda mais os custos de produção – e, consequentemente, reduzir a rentabilidade, caso os preços não subam nas mesmas proporções. Vale ressaltar que o cenário descrito pode ser mais limitante em Encruzilhada do Sul, visto a menor disponibilidade de água em açudes da região quando comparada às outras praças produtoras do estado.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Cepea/Hortifruti

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário