Embrapa Uva e Vinho lança ferramentas para viticultura de precisão na Tecnovitis: Crops - Sistema de Monitoramento de Doenças e Aplicativo Uzum Uva

Publicado em 30/11/2021 10:26
Novos sistemas são ferramentas de apoio à gestão do parreiral, prevendo e diagnosticando distúrbios, orientando a tomada de decisão e minimizando perdas

Um sistema que realiza o monitoramento e alerta os usuários sobre o momento de maior favorabilidade à ocorrência de míldio no parreiral, denominado Crops - Sistema de Monitoramento de Doenças, e um aplicativo que auxilia no rápido diagnóstico de pragas, doenças e distúrbios  da videira e opera sem necessidade de internet, o aplicativo Uzum Uva, serão lançados pela Embrapa Uva e Vinho, na próxima quinta-feira (2), a partir das 8h30, no Seminário Técnico da Tecnovitis, a feira de tecnologia para viticultura. O evento será no formato híbrido com transmissão pela Tecnovitis TV. Os dois sistemas também serão apresentados no estande da instituição de pesquisa durante o período da feira, de 1 a 3 de dezembro, das 10h às 18h, no 8 da Graciema, Vale dos Vinhedos, Bento Gonçalves (RS). 

Adeliano Cargnin, chefe-geral da Embrapa Uva e Vinho, explica que os novos sistemas visam auxiliar os produtores na tomada de decisão, servindo como um apoio técnico para a identificação de distúrbios, pragas e doenças nos vinhedos e definir o momento certo para realizar o seu tratamento. “Cada vez mais estamos investindo e apoiando tecnologias em busca da agricultura digital, que auxiliem no dia a dia da propriedade, minimizando despesas e garantindo a produção”, complementa.

Ele destaca a importante parceria com a empresa Jahde Tecnologia, uma startup liderada por Haroldo Tonetto, que trabalhou em conjunto com o pesquisador Lucas Garrido e com o apoio técnico da Cooperativa Aurora, para validar e viabilizar o Sistema Crops. “A Embrapa está cada vez mais aberta a parcerias com a iniciativa privada para oferecer as melhores oportunidades para o setor produtivo. Muitas vezes temos a visão técnica, mas precisamos da agilidade e do apoio tecnológico para dar continuidade ao desenvolvimento”, reforçou Cargnin.

Quanto ao desenvolvimento do aplicativo Uzum Uva, Cargnin comenta que ele foi liderado pelo pesquisador Flávio Bello Fialho, mas que sem a colaboração da equipe de pesquisadores do Instituto Federal do Rio Grande do Sul – Campus Bento Gonçalves, e do grupo de pesquisa da própria Embrapa Uva e Vinho, não teria sido possível o seu desenvolvimento. “Os especialistas abasteceram o sistema com o conhecimento técnico para fazer com que a inteligência artificial funcione e  forneça respostas eficientes para os usuários”, complementou.

Mais sobre os lançamentos:

Crops – Sistema de Monitoramento de Doenças – Módulo Míldio da Videira

Desenvolvido numa parceria entre a Embrapa Uva e Vinho e a Jahde Tecnologia, o Crops – Sistema de Monitoramento de Doenças – Módulo Míldio da Videira é um sistema por assinatura que orienta o produtor, através de mensagens matinais diárias, sobre a necessidade ou não de tratamentos com fungicida para o controle do míldio nas cultivares híbridas e americanas. O sistema recebe os dados de uma estação meteorológica instalada na propriedade, a partir da qual as informações são processadas considerando as condições meteorológicas e a suscetibilidade da cultivar de uva e, por mensagem de celular, informa o produtor se ele deve ou não iniciar o tratamento preventivo. Em caso positivo, informa os fungicidas disponíveis indicados para o controle.  Os interessados fazem uma assinatura anual, por safra, que inclui a instalação e manutenção da estação meteorológica e o envio dos boletins informativos diários. O sistema foi validado ao longo de três anos junto aos produtores associados da Cooperativa Aurora.

Aplicativo Uzum Uva

Em 2011, foi lançado o software interativo Uzum WEB Uva. Agora, os produtores, técnicos e estudantes têm à sua disposição o aplicativo Uzum Uva, disponível para smartphones e tablets que utilizam o sistema Android. O sistema é gratuito e, através de técnicas de inteligência artificial, apoia os usuários no diagnóstico rápido de doenças, pragas e outros distúrbios fisiológicos que ocorrem na cultura da videira. Após baixar o aplicativo, que funciona off-line, o usuário responde perguntas-chave e, através de comparação dos sintomas das plantas com as fotos-padrão exibidas pelo software, interage com o sistema a fim de chegar a uma identificação de possíveis causas do problema observado ao terminar o questionário. O sistema também oferece acesso a recomendações específicas em uma página informativa, com detalhes dos sintomas, estratégias de prevenção, controle e manejo e links de publicações que fornecem informações adicionais detalhadas sobre cada um dos distúrbios. Além do diagnóstico em si, o sistema permite consultar diretamente a lista completa de distúrbios e a lista de publicações  relacionadas aos problemas.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Assessoria de Comunicação

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário