Batata/Cepea: Colheita da safra de inverno está na reta final
Em novembro, os preços da batata lavada tipo ágata fecharam em R$ 63,17 (ponderados pela classificação), na média das lavadoras do País, valor 31,9% abaixo do de outubro/21, que ficou em R$ 92,85 (também ponderado pela classificação). O motivo da desvalorização é a concentração de colheita justamente na reta final da safra de inverno, em regiões como Cerrado de MG, Sudoeste Paulista, Sul de MG e Chapada Diamantina.
Esta concentração, por sua vez, se deu pelo atraso na retirada de talhões que já estavam com o ciclo avançado – já que alguns deles se desenvolveram lentamente, em função das geadas, e tiveram o ciclo alongado – e, também, pelo próprio planejamento de plantio.
Além disso, no final do mês passado, praças do Paraná deram início à safra das águas, fator que também contribuiu para o aumento da oferta dos tubérculos. E, juntamente ao maior volume, alguns talhões apresentaram problemas de qualidade, o que pressionou ainda mais as cotações do produto.
0 comentário
HORTI RESENHA #133 - Desafios no cultivo do tomate são crescentes e produtor precisa de manejo assertivo
HORTI RESENHA #133 - Desafios no cultivo do tomate são crescentes e produtor precisa de manejo assertivo
Preços baixos do cacau deixam produtores insatisfeitos e mercado interno em alerta
Divinut leva para a Expodireto perspectivas de super safra de noz-pecã e cenário da exportação
Maçã/Cepea: Fevereiro registra menores preços desde 2022
Parceria entre Gencau e Coopercitrus visa estimular a produção de cacau em áreas de citrus