Batata/Cepea: Colheita da safra de inverno está na reta final

Publicado em 07/12/2021 11:49

Em novembro, os preços da batata lavada tipo ágata fecharam em R$ 63,17 (ponderados pela classificação), na média das lavadoras do País, valor 31,9% abaixo do de outubro/21, que ficou em R$ 92,85 (também ponderado pela classificação). O motivo da desvalorização é a concentração de colheita justamente na reta final da safra de inverno, em regiões como Cerrado de MG, Sudoeste Paulista, Sul de MG e Chapada Diamantina.

Esta concentração, por sua vez, se deu pelo atraso na retirada de talhões que já estavam com o ciclo avançado – já que alguns deles se desenvolveram lentamente, em função das geadas, e tiveram o ciclo alongado – e, também, pelo próprio planejamento de plantio.

Além disso, no final do mês passado, praças do Paraná deram início à safra das águas, fator que também contribuiu para o aumento da oferta dos tubérculos. E, juntamente ao maior volume, alguns talhões apresentaram problemas de qualidade, o que pressionou ainda mais as cotações do produto.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Cepea/Hortifruti

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário