Cebola/Cepea: Volume controlado garante bom retorno ao produtor do Sul

Publicado em 15/12/2021 11:35

Após um longo período de preços baixos durante as safras do Cerrado e de São Paulo (de julho a outubro), a temporada do Sul está sendo marcada por recuperação do mercado da cebola. A rentabilidade voltou a ficar positiva, proporcionando ganhos ao produtor do início da safra, em novembro, até o momento (fechamento em 10/12).

Em Ituporanga (SC), o preço médio (de R$ 1,51/kg) foi 59% superior à estimativa de custo de produção (R$ 0,95/kg). E, apesar do aumento significativo dos gastos em relação ao ano passado (+16,9%), a valorização dos bulbos foi suficiente para garantir margem de lucro ao cebolicultor.

Com relação à produção, as lavouras registraram bons resultados nesta safra 2021/22, mesmo com a ocorrência de perdas em algumas áreas. Na região de Ituporanga, agentes consultados pelo Hortifruti/Cepea relataram problemas de florescimento por conta da falta de luz na primavera (principalmente no mês de outubro) e, também, das baixas temperaturas – cenário que elevou a incidência de míldio e reduziu o potencial produtivo. Este segundo fato, porém, contribui para uma oferta moderada do produto, garantindo preços em bons níveis.

A boa qualidade do bulbo é mais um fator positivo ao retorno do produtor, uma vez que permite o armazenamento das cebolas para futuro escoamento, escalonando a comercialização e permitindo um maior controle da disponibilidade.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Cepea/Hortifruti

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário