Melancia/Cepea: Exportações encerram 2021 em bom ritmo

Publicado em 17/01/2022 14:06

Na região exportadora do RN/CE, a colheita de melancias segue a todo vapor, sendo pouco impactada pelas chuvas que têm atingido o Nordeste do País. Além disso, os problemas fitossanitários observados são leves, contribuindo para manter a produtividade média ao redor de 35 t/ha.

Segundo dados da Secex (Secretaria de Comércio Exterior), desde agosto/21, início da colheita da temporada 2021/22, pouco mais de 86,4 mil toneladas da fruta foram exportadas, movimentando cerca de R$ 38,4 milhões. Os valores parciais representam aumentos de 3% e de 13%, respectivamente, quando comparados ao mesmo período da safra anterior, que foi recorde. Caso o ritmo dos embarques permaneça semelhante ao de 2020/21, é provável que os envios de melancia batam recorde por mais uma temporada.

Porém, vale ressaltar que problemas logísticos continuam impactando os embarques brasileiros. De fato, o atraso na chegada de navios aos portos e a disponibilidade restrita de contêineres têm onerado ainda mais os exportadores, além de gerar redução na qualidade das frutas destinadas à Europa. Além disso, o aumento dos custos de produção tem tornado as margens mais restritas, principalmente por conta da dificuldade no repasse destes valores aos preços de venda.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Cepea/Hortifruti

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário