Melancia/Cepea: Exportações encerram 2021 em bom ritmo

Publicado em 17/01/2022 14:06 32 exibições

Na região exportadora do RN/CE, a colheita de melancias segue a todo vapor, sendo pouco impactada pelas chuvas que têm atingido o Nordeste do País. Além disso, os problemas fitossanitários observados são leves, contribuindo para manter a produtividade média ao redor de 35 t/ha.

Segundo dados da Secex (Secretaria de Comércio Exterior), desde agosto/21, início da colheita da temporada 2021/22, pouco mais de 86,4 mil toneladas da fruta foram exportadas, movimentando cerca de R$ 38,4 milhões. Os valores parciais representam aumentos de 3% e de 13%, respectivamente, quando comparados ao mesmo período da safra anterior, que foi recorde. Caso o ritmo dos embarques permaneça semelhante ao de 2020/21, é provável que os envios de melancia batam recorde por mais uma temporada.

Porém, vale ressaltar que problemas logísticos continuam impactando os embarques brasileiros. De fato, o atraso na chegada de navios aos portos e a disponibilidade restrita de contêineres têm onerado ainda mais os exportadores, além de gerar redução na qualidade das frutas destinadas à Europa. Além disso, o aumento dos custos de produção tem tornado as margens mais restritas, principalmente por conta da dificuldade no repasse destes valores aos preços de venda.

Tags:
Fonte:
Cepea/Hortifruti

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário