Banana/Cepea: Exportações de 2021 superam as de 2020
Apesar das limitações produtivas causadas por fatores climáticos e pelo aumento do custo dos principais insumos, as exportações brasileiras de banana se elevaram em 2021, concluindo o ano com êxito e consolidando a quarta alta anual consecutiva.
Segundo a Secretaria de Comércio Exterior (Secex), a quantidade enviada foi de 108,75 mil toneladas no ano passado, alta de 29% frente a 2020. Já a receita, em dólar, foi de US$ 37,11 milhões (FOB), valor 42% superior, na mesma comparação.
O aumento deste último ano se baseia na alta demanda dos países do Mercosul, para os quais os preços conseguiram subir de forma considerável, em decorrência da menor entrada da fruta de concorrentes, como Paraguai, Bolívia e Equador; no dólar valorizado frente ao Real e no mercado interno ainda fraco.
Para 2022, a expectativa é de que a produção brasileira melhore ainda mais, mesmo que em baixos níveis, devido aos maiores custos. Isto pode seguir favorecendo as exportações em detrimento do mercado interno, sobretudo para os países sul-americanos.
0 comentário
Alface/Cepea: Final de mês e feriado prejudicam vendas
Cacau valoriza mais de 8% em Nova Iorque nesta segunda-feira (04), mas preços internos reagem com timidez
HORTI RESENHA #141 - Psilídeo segue sendo desafio na citricultura e demanda soluções integradas
HORTI RESENHA #141- Psilídeo segue sendo desafio na citricultura e demanda soluções integradas
Recebimento de cacau cresce em 2026 no Brasil, mas moagem segue pressionada por volatilidade
Superávit global de cacau é revisado para 247 mil t em 2025/26, com El Niño pressionando o próximo ciclo