Emater/RS-Ascar de São Jorge viabiliza primeira vinícola familiar

Publicado em 21/01/2022 12:19

Nesta quinta-feira (20/01), no município de São Jorge, extensionistas da Emater/RS-Ascar conferiram as obras de adequação da vinícola familiar Comin, de propriedade do produtor Marlon Comin, juntamente com seu pai Vilson e o tio Aldair. A visita foi do supervisor e engenheiro agrônomo Edson Bonato, do enólogo Thompsson Benhur Didoné, do chefe do Escritório local, engenheiro agrônomo Ademir Zardo, e da extensionista Social, Nelcy Frata, todos da Emater/RS-Ascar. A primeira vinícola de São Jorge, que está em construção, fica na Linha Nossa Senhora do Horto.

Na visita foram observadas as instalações e adequações realizadas pela família. Na oportunidade o enólogo Thompsson sanou dúvidas com relação às instalações, ao sistema de tratamento de dejetos e orientou sobre a obtenção das licenças e que, com orientações corretas, a vinícola possa operar sem problema. “A nossa sugestão é fazer com que essa vinícola seja enquadrada no Programa Estadual de Agroindústria Familiar (Peaf), pois favorece a comercialização e divulgação de seus produtos em eventos e feiras, dando maior visibilidade ao produto e ao município e aumentando assim a possibilidade de vendas”, destaca Thompsson.

Na visita, Bonato comentou dos cursos de Vinificação que a Emater/RS-Ascar realiza no Centro de Treinamento de Fazenda Souza (Cefas). “São cursos onde procuramos mostrar formas mais adequadas de vinificar as uvas, abordando etapas desde a escolha das uvas para vinificação, a colheita, a composição das uvas e do vinho e todas as etapas para uma perfeita vinificação”, ressaltou.

“Para nossa satisfação, saímos da propriedade com mais dois alunos inscritos e que participarão do curso de vinificação no Cefas”, destaca Bonato, ao comentar “olha a nossa responsabilidade e a importância que o setor rural dá aos cursos e às visitas que fazemos às propriedades rurais”. Para Bonato é preciso “entender os agricultores para podermos atender a contento aquilo que eles querem, viabilizando dessa forma seus sonhos, permitindo a sucessão familiar e uma vida com qualidade e renda. Para isso não apenas atendemos o que nos solicitam, sempre visamos superar suas expectativas para que no final possamos ter o resultado daquilo que nos propomos, e no caso aqui, a inauguração de mais uma vinícola familiar em pouco tempo. Isso se consegue com muito trabalho e visitas às propriedades rurais de nosso imenso RS”, conclui Bonato.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Emater/RS-Ascar

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário