Batata/Cepea: Fevereiro se inicia com preços em alta
Fevereiro se iniciou com chuvas intensas em diversas regiões produtoras de batata do País. Neste cenário, houve diminuição da colheita e, consequentemente, menor oferta, o que elevou as cotações. Na parcial do mês (1º a 07/02), a batata lavada tipo ágata (ponderada pela classificação) foi negociada a R$ 70,20/sc de 25 kg na média das lavadoras do País, valor 52,87% acima do de janeiro/22.
A safra das águas 2021/22 chegou ao fim nas regiões de Curitiba e Contenda (PR) na semana passada (31/01 a 04/02), o que contribuiu para a menor oferta. Lavouras de Guarapuava (PR) também apresentaram redução no volume – devido às chuvas em outubro/21, que atrasaram o plantio.
Em Água Doce (SC) e Guarapuava (PR), as batatas estão com menor calibre e escurecimento da pele, devido à dificuldade na irrigação. Já no Sul de Minas e no Cerrado Mineiro, o excesso de chuvas e o menor fotoperíodo estão sendo responsáveis por uma redução na produtividade. Na Chapada Diamantina (BA), também em função da elevada umidade, colaboradores do Hortifruti/Cepea estão intensificando as pulverizações, devido à maior incidência de doenças – como canela-preta e requeima.
0 comentário
Batata/Cepea: Atacado registra alta pela terceira semana seguida
Brasil alcança 3º lugar mundial em produtividade de amendoim com 3,8 toneladas por hectare
Citros/Cepea: Subprodutos citrícolas têm alívio tarifário
Cebola/Cepea: A crise no setor da cebola em 2025 tem nome: clima favorável e produtividade elevada
HORTI RESENHA #125 - A importância do setor de FFLVs para o varejo
Mamão/Cepea: Qualidade segue como desafio, mas rentabilidade fecha no azul no ES