Maçã/Cepea: Quebra de safra pode ser de 30%
A colheita de maçãs segue a todo vapor no Sul do País. Atualmente, a principal variedade colhida é a gala, mas, logo, as atividades de campo da fuji também devem ser iniciadas – previstas para março.
De acordo com a ABPM (Associação Brasileira dos Produtores de Maçã), o volume colhido nesta safra poderá ser 30% menor frente à campanha passada, que totalizou 1,28 milhão de toneladas da fruta. O motivo da queda foi o clima: chuvas acima da média durante a florada e seca no período de “enchimento” do fruto, que interferiu na produtividade. A redução para a gala deve ser de cerca de 25% e a da fuji, de 35%.
Cabe destacar que este cenário deverá acarretar em frutas de menor calibre, sobretudo para a gala, que enfrentou o momento mais crítico da estiagem. Além disso, a característica de bienalidade da fuji, que está negativa nesta temporada, é um dos principais motivos para a maior quebra de safra para a variedade.
0 comentário
HORTI RESENHA#146 - Manejo preventivo de doenças em hortifruti regionais
HORTI RESENHA #146 - Manejo preventivo de doenças em hortifruti regionais
Garoto abre inscrições para a 2ª edição do Prêmio Cacau de Qualidade com premiação de até R$ 5 mil
Dia Mundial da Fruta reforça protagonismo do Brasil na produção, exportação e promoção da alimentação saudável
Cacau recua na sessão em Londres, mas tem maior ganho mensal desde novembro de 2024
Banana/Cepea: Frio compromete qualidade e oferta de nanica