Cacau: como a Mars trabalha para desenvolver uma cadeia produtiva sustentável

Publicado em 29/03/2022 15:43
No mês que se comemora o Dia Nacional do Cacau, a Mars reforça seu compromisso sustentável por meio do Centro Mars de Ciência do Cacau em parceria com os principais municípios da região da Bahia

No dia 26 de março foi celebrado o Dia Nacional do Cacau, uma data importante para a Mars, já que o insumo é a principal matéria-prima dos seus icônicos e amados chocolates: Twix®️, M&M’S®️ e SNICKERS®️. Com mais de 100 anos de história, um dos objetivos da Mars é criar um setor de cacau moderno, inclusivo e sustentável, tendo os direitos humanos respeitados, o meio ambiente protegido e que todos, especialmente os produtores de cacau, tenham a oportunidade de prosperar.

Localizado na Bahia, o Centro Mars de Ciência do Cacau (MCCS) é um dos únicos centros de pesquisas dedicados ao cacau no mundo. O objetivo é obter um fruto de alta qualidade agronômica e sabor único a partir de técnicas de cultivo e do melhoramento genético de plantas. Por 40 anos, as pesquisas conduzidas no MCCS também apoiaram os esforços para sequenciamento do genoma do cacau da Mars e, dessa maneira, ajudaram a demonstrar sua utilidade na identificação do DNA, que influenciam suas características e sua importância econômica, além da alta produtividade, maior resistência ou tolerância a pragas.

Ciência do Cacau para um Futuro Sustentável

O compromisso da MCCS também se estende às comunidades do entorno. A Mars trabalha para criar um impacto positivo na vida das pessoas que ali vivem e busca oferecer um desenvolvimento sustentável para as futuras gerações. Em parceria com o município de Barro Preto, a Escola Municipal Virginia Mars visa transformar a vida de 200 famílias. Ela será a primeira escola da região a pilotar o programa com um Melipolinário. Como se sabe, as abelhas têm um papel importante na preservação da Mata Atlântica, além de serem responsáveis por 70% de toda polinização agrícola direcionada à alimentação humana, conseguindo visitar até 7 mil flores em um dia. No projeto, serão realizados workshops para estudantes e famílias, o que também irá contribuir para mapear oportunidades econômicas para as comunidades agrícolas.

“A Escola Virginia Mars reforça o comprometimento da Mars com as comunidades do entorno do Centro, que além de receberem apoio educacional por mais de 30 anos, contam com atendimento médico, odontológico e suporte adicional para famílias em situação de risco”, comenta Luiza Santos, Líder de Assuntos Públicos e Comunitários de MCCS.

Outra iniciativa aconteceu recentemente, quando a Fundação Mars Wrigley, em parceria com o Instituto Melhores Dias, aprovou um projeto para auxiliar as comunidades em situação de vulnerabilidade devido às inundações ocorridas no sul da Bahia, que aconteceu entre os meses de dezembro de 2021 e janeiro de 2022. Com quatro meses de duração, o projeto proporcionou suporte para cerca de 200 famílias, contribuindo com a distribuição de móveis, roupas de cama, travesseiros, entre outros itens.

Todos estes esforços são parte do compromisso do programa da Mars “Cacau Para Gerações”, lançado em 2018, cujo aporte global foi de USD 1 bilhão. A meta é que, em 10 anos, em parceria com agricultores, as mais recentes técnicas agrícolas ajudem a capacitar as comunidades, protegendo as crianças e preservando as florestas.

Sobre MCCS -- MARS Centro de Ciência do Cacau

Criado pela Mars em 1981, o Mars Center for Cocoa Science (MCCS) é 100% dedicado à pesquisa do cacau por meio de estudos sobre a cadeia produtiva do cacau. Portanto, um de seus objetivos é desenvolver o cacau com alta qualidade agronômica, com sabor e composição diferenciados. Sua pesquisa investiga técnicas de cultivo e melhoramento genético de plantas, com o objetivo de garantir maior produtividade aos agricultores, aumentando a resistência a doenças e produzindo amêndoas de melhor qualidade. O MCCS também é o responsável administrativo pela Escola Municipal Virginia Mars, que atende crianças da zona rural de Barro Preto; e a Unidade de Saúde da Família local, que atende tanto aos associados quanto aos moradores do entorno e da área urbana.

Sobre ESCOLA MUNICIPAL DE VIRGINIA MARS

Criada em 1987, a Escola Municipal Virginia Mars foi construída dentro da estrutura do MCCS - Mars Center for Cocoa Science.

A ideia surgiu como um dos instrumentos de combate ao trabalho infantil na região cacaueira do sul da Bahia. Agora, o conceito da escola evoluiu para um programa mais moderno e transformador que aborda a sustentabilidade e traz o conhecimento da ciência do cacau para mais perto de crianças, professores e especialistas da região. Os segmentos ofertados aos alunos são: Educação Infantil, Fundamental I e II.

Somente na última década, a escola atendeu mais de 2.500 alunos de aproximadamente 1.150 famílias rurais.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Assessoria de Comunicação

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário