Cenoura/Cepea: Mercado não absorve preços altos de MG

Publicado em 04/04/2022 08:11

Nesta semana (28/03 a 1º/04), as cotações da cenoura tiveram ligeira queda na região produtora de São Gotardo (MG). A caixa de 29 kg de “suja” foi comercializada a média de R$ 120,00, variação negativa de 17,10%. A redução nos preços pode ser justificada pelo aumento na oferta frente ao clima favorável, que facilitou a colheita das raízes. Além disso, a baixa aceitação das cotações, consideradas elevadas pelo mercado, também foi um fator que pressionou as cotações.

Em janeiro e fevereiro, o alto índice pluviométrico prejudicou as plantações em São Gotardo, o que ainda pode causar janelas de baixa oferta em abril, mantendo os preços ainda em níveis altos. Mesmo com o clima atual favorável à produção, as fortes chuvas ainda deixam “marcas” na plantação, devido à incidência de doenças como “mela” e “dedo”.

A demanda, como dito, foi retraída, devido ao elevado nível de preço e pelo final do mês. Os valores de comercialização elevados mantêm a rentabilidade positiva ao produtor, auxiliando a recuperação dos prejuízos do primeiro semestre de 2021 e proporcionando uma margem de lucro. Para as próximas semanas, caso o clima continue favorável, o preço ainda pode continuar a cair um pouco, mas ainda continuarão em patamares atrativos ao setor. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Cepea/Hortifruti

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário