HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Colheita da noz-pecan é aberta oficialmente nesta sexta-feira em Encruzilhada do Sul/RS

Publicado em 12/05/2022 13:15 e atualizado em 23/05/2022 11:15

Nesta sexta-feira (13/05) será realizada a 4ª Abertura Oficial da Noz-Pecan, no Rancho das Águas, em Encruzilhada do Sul, município que experimenta um incremento significativo na área plantada com a fruta que, atualmente, alcança em torno de 6,6 mil hectares em todo o Estado, sendo que 4,3 mil deles estão em plena produção. De acordo com o IBPecan, o Rio Grande do Sul apresenta uma contribuição em torno de 70% da produção brasileira de noz-pecan. As principais regiões produtoras no RS estão na região central, município de Cachoeira do Sul, e na Serra do Botocuraí, no Alto Vale do Rio Taquari, no município de Anta Gorda.

De acordo com o extensionista rural da Emater/RS-Ascar, Antônio Borba, para a safra de 2022 há uma estimativa de colheita de 4,2 mil toneladas, o que representa uma quebra de produção em torno de 24% em relação ao ano anterior, principalmente em função da estiagem que assolou o Estado. “Para a cultura da noz-pecan, a estiagem teve um impacto diferenciado dependendo da severidade nos índices pluviométricos observados. Naqueles municípios menos atingidos pela estiagem observou-se uma produção satisfatória, inclusive com aspectos de sanidade e bom desenvolvimento dos frutos. Também os pomares irrigados foram menos impactados pela estiagem, evidenciando a importância desta prática para a produção e produtividade da noz-pecan”, explicou Borba.

A noz-pecan é um alimento saudável rico em antioxidantes, fonte de ômega 3, que auxiliam evitando o acúmulo de LDL (colesterol ruim) no sangue, protegem o sistema cardiovascular e melhoram muito a qualidade de vida das pessoas que a utilizam regularmente. Além do consumo do fruto in natura e na culinária, em saladas, doces, etc, a casca da fruta também apresenta aplicação em chás com finalidade medicinal e o fruto também é utilizado para obter óleo para finalidade alimentar. Também a madeira da nogueira é muito apreciada para uso em marcenaria, para confecção de móveis finos, devido a sua beleza e revestimento interno.

A cadeia produtiva da noz-pecan movimenta um conjunto de elos que vão desde a prestação de serviços, na implantação, colheita, manejos sanitários e de fertilidade dos pomares, bem como produção de mudas até o beneficiamento e industrialização das nozes, o setor de máquinas e implementos e, portanto, gerando empregos e renda para produtores de portes variados de grandes, médios, até agricultores familiares. Evidencia-se, dessa forma, que é uma cadeia produtiva que movimenta soma importante de recursos financeiros nos diferentes elos da cadeia produtiva.

Ano após ano observa-se o incremento de agricultores na atividade, principalmente devido à possibilidade de diversificação para a agricultura familiar, bem como um investimento seguro para outros perfis de investidores. A atividade produtiva apresenta boa rentabilidade, embora tenha um tempo de retorno do investimento que deve ser considerado. Além disso, para o agricultor familiar, a Emater/RS-Ascar orienta sobre a necessidade de agregação de valor através do beneficiamento das nozes na forma de agroindústria na propriedade do agricultor preferencialmente.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Emater/RS-Ascar

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário