Melancia/Cepea: Safrinha paulista se aproxima do final

Publicado em 16/05/2022 16:20

Em fevereiro, as primeiras áreas paulistas a iniciarem atividades de plantio de melancia, em Marília/Oscar Bressane, foram bastante impactadas pelo excesso de chuvas. Deste modo, o replantio foi necessário em algumas lavouras, gerando atraso de algumas semanas no início das colheitas e aumento dos custos com insumos. Sendo assim, a rentabilidade na praça foi mais limitada do que nas demais regiões do estado.

De fato, durante boa parte do plantio e colheita em Itápolis (SP), região onde a atividade tem início mais tardio, o tempo firme e chuvas pontuais garantiram produtividade acima da média e redução considerável de problemas fitossanitários. Em abril, a produtividade média nesta praça foi de 37,5 t/ha, 91% superior ao mesmo período da safra passada.

Assim, mesmo com custos de produção elevados e recuo das cotações quando comparadas a março, a rentabilidade se manteve positiva em abril, gerando margem de cerca de R$ 0,43/kg. As últimas áreas do estado foram colhidas na primeira quinzena deste mês, com avanço nos valores de comercialização frente às semanas anteriores, visto o recuo na oferta nacional. Deste modo, a boa finalização da safrinha poderá contribuir com melhores ânimos para a safra principal, com início de plantio previsto para julho.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Cepea/Hortifruti

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário