Batata/Cepea: Oferta aumenta, e cotações caem em maio

Publicado em 02/06/2022 09:47

No mês de maio, os preços da batata lavada tipo ágata caíram 19,6% frente aos valores de abril, a R$ 74,18/ saca de 25 kg (ponderado pela classificação) na média das lavadoras do País. Mesmo com a safra das águas se encerrando e a das secas ainda em fase inicial, houve um pequeno aumento de oferta, e como os preços estavam em patamares muito elevados, o tubérculo se desvalorizou – mas ainda assim, permaneceu com valores altos. Outro ponto importante é que, em abril, a demanda foi favorecida pela Semana Santa.

No que diz respeito à oferta em maio, a região do Cerrado Mineiro está com volume acima do usual para a época, devido ao atraso nos plantios de janeiro e fevereiro (que acabou concentrando a oferta entre abril e maio). A região da Chapada Diamantina, que produz o ano todo, também aumentou consideravelmente a oferta no mês passado. Outro fator refere-se ao maior volume de chuva verificado em abril, que atrasou a colheita no período e resultou em mais áreas a serem colhidas em maio. Para junho, a expectativa é de maior oferta de batatas da safra das secas.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Cepea/Hortifruti

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário