Uva/Cepea: Em maio, exportações são inferiores a 2021, mas acima dos anos recentes
As exportações brasileiras de uva estão em ritmo lento neste primeiro semestre de 2022. Segundo colaboradores do Hortifruti/Cepea, as chuvas frequentes no Vale do São Francisco (PE/BA) no verão refletiram no volume e na qualidade das bagas.
Segundo dados da Secex (Secretaria de Comércio Exterior), o Brasil enviou de janeiro a maio deste ano apenas 8,96 mil toneladas de uvas, expressiva queda de 50% em comparação com o ano passado. Em maio, especificamente, houve retomada parcial dos embarques, que registraram o maior volume mensal do ano, totalizando 4,01 mil toneladas, diante de uma leve melhora da oferta de uvas brancas sem semente, que foram majoritariamente destinadas ao mercado internacional. Ainda assim, em comparação com maio do ano passado, o volume foi 43% inferior, mas superou em 19% a quantidade exportada no mesmo mês de 2020.
Vale lembrar que 2021 foi um ano de ótimo desempenho nos embarques de uvas do Brasil, diante das boas oferta e qualidade, resultado do clima favorável.
0 comentário
Exportações de frutas aceleram na 3ª semana de agosto e volume diário fica 10% acima de 2025
Capacidade de armazenamento ganha espaço como estratégia para reduzir o risco comercial da beterraba
Uva/Cepea: Oferta crescente pressiona preços das sem semente no Vale
Tomate/Cepea: Preço recua diante aumento das temperaturas e maturação acelerada
Melão/Cepea: Menor volume impulsiona cotações na Ceagesp
Melancia/Cepea: Demanda estável e oferta crescente pressionam cotações por mais uma semana