Região do Xingu recebe pela primeira vez o maior evento de cacau e chocolate da América Latina

Publicado em 28/06/2022 10:23
Evento reúne especialistas, produtores e consumidores entre os dias 30 de junho e 03 de julho

Cravado às margens do Rio Xingu, o município de Altamira recebe pela primeira vez uma edição do maior evento de cacau e chocolate da América Latina, o Chocolat Festival. Batizado de Chocolat Xingu, o festival acontece entre os dias 30 de junho e 3 de julho no Centro de Eventos de Altamira, reunindo especialistas, produtores e consumidores de cacau e chocolate de origem.

“A região da Transamazônica, com Medicilândia, e os municípios banhados pelo Xingu formam um imenso polo produtor de cacau de origem brasileira de qualidade. Já tivemos seis edições do Chocolat em Belém, nada mais justo levarmos o evento até a fonte de toda a sua riqueza”, comenta o empresário Marco Lessa, CEO do Chocolat Festival.

A programação começa na quinta-feira (30), a partir das 19h, com a abertura da Feira do Chocolate. Às 19h30 tem a aula de abertura do Cozinha Show com o chef Lucas Corazza, jurado no programa Que Seja Doce, do GNT, especialista em chocolate e formado na França. Na sequência, no Auditório Sustentabilidade, às 21h, acontece a coletiva de imprensa de lançamento do evento com as presenças da prefeitura de Altamira, governo do Estado do Pará e Marco Lessa, CEO do festival.

Programação de sexta-feira

Na sexta-feira (01), a partir das 10h, o evento continua com o Painel Embrapa + CocoaAction. No Auditório Sustentabilidade será apresentado estudo da Embrapa sobre o cacau produzido em regiões amazônicas do Pará e o avanço controlado sobre áreas de floresta.

Às 14h, a Feira do Chocolate é aberta ao público e já tem início o Atêlie do Chocolate ao comando dos chefs Abner Ivan (pâtissier e chocolatier especialista em escultura de chocolate) e Rafael Barros (eleito pela revista Veja o melhor Confeiteiro de São Paulo).

Na sequência, às 15h30, começa a Cozinha Show, espaço no qual há execução de receitas ao vivo, cursos e workshops. As atrações do dia são Karla Alves (15h), Luíza Fernanda Tabosa Araújo (17h) e Rafael Barros (19h). A chef Karla Alves também é responsável por comandar as aulas da Cozinha Kids, espaço voltado especialmente para as crianças, com programação diária de 14h45 até às 19h45.

No auditório, é dia do Fórum do Cacau da Transamazônica. A programação começa às 15h com a palestra Futuro da cacauicultura no Pará, com Fernando Mendes da CEPLAC; e segue até às 17h30, com a palestra ‘Negociando com o Mercado’, de Jedielson Oliveira da CEPOTX.

Programação de sábado

No sábado, a programação começa às 10h com a continuação do Fórum do Cacau da Transamazônica. Neste dia, às 10h30, acontece o painel ‘Inovações tecnológicas: análise sensorial, cacaulcultura de precisão e mudas’, sob o comando de Jesus de Souza -- UFPA, Ronilson Santos - UFPA e Raul Guimarães.

A Feira do Chocolate volta a ser aberta às 14h e os chefs Abner e Rafael Barros são as atrações do Ateliê do Chocolate. No Cozinha Show, a partir das 15h, tem as chefs Barbara Luanny, Manoel Franklin (17h) e Lucas Corazza (19h).

Já no auditório, a partir das 15h, tem início o Chocoday, com Vera Felipe, consultora especialista em exportação. Na sequência, às 15h30, acontece o painel ‘O futuro do chocolate do Pará’, com Luciana Ferreira, mestre chocolatier; César De Mendes, da De Mendes Chocolate; Ivan Dantas, da Cacauway e Antonio Pantoja da Abelha Cacau.

Encerrando a programação do auditório, a partir das 17h30, o tema é ‘Chocolate, cacau & confeitaria’, com os chefs Lucas Corazza, Rafael Barros e Abner Ivan.

Programação do domingo

O último dia do evento inicia às 14h com a abertura da Feira do Chocolate e o Ateliê do Chocolate novamente sob o comando dos chefs Abner Ivan e Rafael Barros.

No Cozinha Show, a partir das 15h, tem Rafael Barros, Danielly Passarelli (17h) e Manoel Franklin (19h).

Sobre Altamira

Conhecida como Princesinha do Xingu, Altamira é a cidade mais extensa do Brasil e um dos municípios mais extensos do mundo. Seus encantos estão principalmente nas paisagens naturais delineadas pela presença do caudaloso rio Xingu.

Executado pela MVU Eventos, o Chocolat Xingu é uma realização da Prefeitura Municipal de Altamira em parceria com o Governo do Estado do Pará e visa fortalecer a cadeia produtiva do cacau e do chocolate na região, além de fomentar a produção de amêndoas de qualidade pelo mercado brasileiro.

Em Belém, a sétima edição do Chocolat Amazônia Festival está prevista para acontecer no mês de setembro, no Hangar Centro de Convenções.

Sobre o Festival do Chocolat

Realizado desde 2009, o Chocolat Festival é considerado o maior evento de chocolate de origem da América Latina e reúne toda a cadeia produtiva do cacau, desde o fruto até o produto final. Já são mais de 20 edições realizadas entre Bahia, Pará e São Paulo, levando diversas marcas de chocolate de origem, bean to bar, premium e gourmet.

Durante os quatro dias de cada evento, produtores, chocolateiros, jovens empreendedores, chefs especializados, pesquisadores e técnicos podem acompanhar o que as dezenas de expositores têm a apresentar sobre as inovações e a tradicional cultura fascinante do cacau e do chocolate. Além da feira de venda de chocolates e outros derivados do cacau, o festival promove cursos, palestras e workshops.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Assessoria de Comunicação

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário