Abrafrutas lança estudo sobre produção e comercialização de frutas na Hortitec 2022

Publicado em 28/06/2022 14:50
O estudo teve como objetivo incentivar empresários holandeses a investirem no Brasil na área de fruticultura

A Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (ABRAFRUTAS) lançou hoje, na Exposição Técnica de Horticultura, Cultivo Protegido e Culturas Intensivas – 27ª HORTITEC, estudo sobre Produção e Comercialização de Frutas no Brasil. O estudo que foi solicitado à Abrafrutas pela Embaixada do Reino dos Países Baixos no Brasil teve como objetivo incentivar empresas holandesas que atuam no setor de frutas com a ambição de melhorar ou iniciar negócios no Brasil nesta área.

Junto a Abrafrutas, o Instituto Brasileiro de Horticultura (Ibrahort) também produziu o mesmo estudo, porém na área de hortaliças. A apresentação oficial destes documentos ocorreu no estande da Embaixada do Reino dos Países Baixos no Brasil, durante a 27º Hortitec.

O Brasil é o terceiro maior produtor de frutas do mundo. A produção vai de Norte a Sul do país, com uma grande diversidade de espécies e variedades. O país possui avançado desenvolvimento nas tecnologias de produção inovadoras e efetivas. Além disso, é um setor gerador e distribuidor de renda e, consequentemente, indutor de desenvolvimento regional em seus inúmeros polos produtivos espalhados pelo território nacional.

Segundo o diretor executivo da Abrafrutas, Eduardo Brandão, a Embaixada identificou as cadeias de valor de frutas e vegetais no país como setores de grande potencial para inovação, cooperação bilateral, comércio e investimento.

“Com este estudo tivemos a oportunidade de mostrar a pujança da fruticultura brasileira para que os empresários possam se interessar em investir aqui. Neste estudo mostramos todas as oportunidades de investimentos”, explicou Brandão, que esteve acompanhado do diretor institucional, Luiz Roberto Barcelos.

Os Países Baixos e o Brasil estão entre os maiores produtores e exportadores agrícolas do mundo e objetivo de ambos é aumentar a produtividade sustentável para continuar alimentando a população mundial.

De acordo com Brandão, no final de 2019 o Ministério da Agricultura e Pecuária do Brasil (Mapa) lançou um programa nacional voltado para a modernização de todos os centros de distribuição de frutas e hortaliças, com o objetivo de melhorar a infraestrutura e a gestão, além de aumentar a eficácia e qualidade e reduzir a perda de alimentos.

Em fevereiro de 2020, um pouco antes do início da pandemia, a Embaixada da Holanda organizou uma missão de frutas e hortaliças/logística aos Países Baixos para apresentar o sistema holandês. O governo brasileiro, segundo Brandão, incluindo MAPA, CONAB, CEASAs e exportadores de frutas e hortaliças participaram dessa missão e o estudo que foi lançado hoje fez parte de uma das etapas deste programa.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Abrafrutas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário