Maçã/Cepea: Balança comercial já está negativa na parcial de 2022
Na parcial do ano (janeiro a maio), a balança comercial brasileira de maçã fresca já está negativa, ou seja, os ganhos das exportações estão menores do que os gastos com as importações. Segundo a Secretaria de Comércio Exterior (Secex), o déficit é de US$ 2,88 milhões.
Segundo agentes consultados pelo Hortifruti/Cepea, o ocorrido se deve à quebra de safra nacional, que restringiu as exportações – houve impacto também da maior produção de alguns países concorrentes, como África do Sul e Nova Zelândia – e impulsionou as importações, mesmo diante da taxa de câmbio ainda desfavorável às compras internacionais.
Para os próximos meses, há tendência de que os envios brasileiros de maçã fresca se encerrem, mas as compras de frutas estrangeiras sigam crescendo a fim de completar o baixo estoque nacional.
0 comentário
Safra de cacau 26/27 tende a superávit restrito com riscos na África e ameaça de El Niño, apontam consultorias
Exportações de frutas aceleram na 3ª semana de agosto e volume diário fica 10% acima de 2025
Capacidade de armazenamento ganha espaço como estratégia para reduzir o risco comercial da beterraba
Uva/Cepea: Oferta crescente pressiona preços das sem semente no Vale
Tomate/Cepea: Preço recua diante aumento das temperaturas e maturação acelerada
Melão/Cepea: Menor volume impulsiona cotações na Ceagesp