APTA Regional e IAC expõem cultivares mais produtivas e nutritivas de batata-doce em evento em Presidente Prudente

Publicado em 08/08/2022 12:36
Além das cultivares de mesa e indústria, batatas-doce ornamentais serão atrativo para os visitantes da 3ª Batatec

O setor de batata-doce tem sido brindado a cada ano com novas cultivares desenvolvidas pela APTA Regional e pelo Instituto Agronômico (IAC-APTA), unidades da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de SP. Buscando trazer melhores características produtivas e agregar novos aspectos sensoriais, as cultivares desenvolvidas pelos órgãos de pesquisa têm atraído a atenção do setor produtivo. Algumas dessas variedades estarão disponíveis para os produtores rurais conhecerem durante a 3ª Feira Tecno lógica da Batata-Doce (Batatec), que ocorre de 11 a 14 de agosto, em Presidente Prudente. Principal produtora da cultura no Estado de SP, a região de Prudente colheu, no ano passado, 93.534 toneladas de batata-doce, segundo dados do Instituto de Economia Agrícola (IEA-APTA). A área plantada foi de 4.425 ha, o que resultou em uma produtividade média de mais de 21 ton/ha.

"A Batatec foi idealizada pela Associação dos Produtores de Batata-doce de Presidente Prudente e Região (Aprobarpp) e ocorre em parceria com a prefeitura do município. Há uma jornada científica, com palestras e apresentações, mas também espaço para festividades e gastronomia, sempre envolvendo a batata-doce", conta a pesquisadora da APTA Regional de Presidente Prudente Amarílis Beraldo Rós. A APTA Regional, por meio da Unidade de Presidente Prudente, está na comissão de organização das palestras. "Teremos uma palestra chamada 'Melhoramento genético da cultura da batata-doce', que será ministrada por mim e pelo pesquisador Valdemir Antonio Peressin, do IAC, no dia 13, às 11h", informa Amarílis.

A pesquisadora ressalta ainda que haverá um estande da APTA Regional no qual serão expostas aos visitantes seis cultivares de batata-doce de mesa e indústria registradas no ano passado, sendo três delas desenvolvidas pela APTA Regional de Presidente Prudente e as outras três pelo IAC, além de mais cinco cultivares de batata-doce ornamentais do IAC, recentemente lançadas. "As cultivares desenvolvidas pela APTA permitirão aumento de produtividade da cultura, incremento de renda do produtor rural e atendimento de nichos de mercado pouco explorados, como aqueles relacionados ao uso de batatas-doce de polpas coloridas, bem como consumo de batata-doce biofortificada", explica a especialista. Segundo ela, os novos materiais devem estar disponíveis para os produtores rurais em breve.

Amarílis descreve que as cultivares IAC Prudentina, IAC Clara e IAC Lavínia foram desenvolvidas pelo Programa de Melhoramento Genético da Batata-doce, existente na APTA Regional de Presidente Prudente, enquanto a IAC 134 AL01, IAC Ametista e IAC Santa Elisa foram desenvolvidas pelo IAC. Já as ornamentais IAC Claudia, IAC Katherine, IAC Mara, IAC Mônica e IAC Yoka são resultantes da parceria entre o IAC e a Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz", da Universidade de São Paulo (Esalq/USP).

 

Confira um pouco mais sobre as características de cada uma delas:

 

IAC Prudentina

Possui casca roxa, polpa amarelo pálido e formato longo elíptico e apresenta potencial produtivo comercial superior a 40 ton/ha na primavera/verão, com ciclo de 120 a 150 dias na primavera/verão e de 150 a 180 dias no outono/inverno. Destaca-se pela alta produtividade, bom cozimento e ótimas qualidades sensoriais, sendo excelente para uso culinário.

 

IAC Clara

Apresenta casca roxa, polpa amarelo pálido e formato longo elíptico, demonstrando potencial produtivo comercial superior a 40 ton/ha na primavera/verão. Possui ciclo de 120 a 150 dias na primavera/verão e de 150 a 180 dias no outono/inverno. Com alta produtividade, bom cozimento e ótimas qualidades sensoriais também é excelente para uso culinário.

 

IAC Lavínia

Casca roxa, polpa amarelo pálido e formato longo elíptico; com potencial produtivo comercial superior a 30 ton/ha na primavera/verão e 40 ton/ha no outono/inverno (ciclo de 120 a 150 dias na primavera/verão e de 150 a 180 dias no outono/inverno). Destaca-se pela alta produtividade, bom cozimento e ótimas qualidades sensoriais, com excelente potencial culinário.

 

IAC 134 AL01

Possui casca avermelhada, polpa alaranjada e formato longo elíptico, apresentando potencial produtivo superior a 35 ton/ha e rendimento comercial da ordem de 80%, com ciclo de 120 a 150 dias na primavera/verão e de 150 a 180 dias no outono/inverno. Destaca-se pela alta produtividade, bom cozimento, alto teor de ß-caroteno (precursor da vitamina A) e ótimas qualidades sensoriais. Excelente para consumo na forma cozida e assada é ideal para alta gastronomia e também para indústria de compotas e doces.

 

IAC Ametista

Apresenta casca roxa escura, polpa roxa e formato longo elíptico. Potencial produtivo superior a 30 ton/ha com rendimento comercial da ordem de 77% (ciclo de 120 a 150 dias na primavera/verão e de 150 a 180 dias no outono/inverno). Destaca-se pela alta produtividade, bom cozimento e ótimas qualidades sensoriais. Ideal para indústria de alimentos (doces e farinhas) e também para alta gastronomia.

 

IAC Santa Elisa

Com casca rosada, polpa amarelo claro e formato redondo elíptico, apresenta potencial produtivo comercial superior a 50 ton/ha e rendimento comercial da ordem de 75%; possui ciclo de 120 a 150 dias na primavera/verão e de 150 a 180 dias no outono/inverno. Destaca-se pela alta produtividade, bom cozimento e ótimas qualidades sensoriais. Ideal para indústria de farinha e fécula.

 

IAC Cláudia (ornamental)

Apresenta folhas verdes, com formato hastado com três lobo s, com ramas semi-eretas que podem atingir mais de 70 cm. É recomendada para preenchimento de canteiros de jardins e cultivo em vasos e cuias penduradas, em que as ramas ficam pendentes.

 

IAC Katherine (ornamental)

Produz folhas verdes, com formato cordado com um lobo, com ramas eretas. É recomendada para cultivo em vasos e cuias penduradas, em que as ramas ficam arranjadas de uma forma arredondada.

 

IAC Mara (ornamental)

Folhas verdes e roxas, com formato bem dividido em cinco lobos e ramas eretas. É recomendada para cultivo em vasos e cuias penduradas, em que as ramas ficam arranjadas de uma forma arredondada.

 

IAC Mônica (ornamental)

Apresenta folhas roxas, com formato triangular com três lobos, com ramas eretas. É recomendada para cultivo em vasos e cuias penduradas.

 

IAC Yoka (ornamental)

Folha de coloração verde, com formato lobado e com cinco lobos, apresentando ramas semi-eretas. Possui hábito enroscante, o que permite seu uso como trepadeira. É recomendada para cultivo em vasos com uso de tutores, cuias penduradas, canteiros de jardins e estruturas verticais, como pergolados.

 

Serviço

3ª Batatec - Feira Tecnológica da Batata-Doce

Data: 11 a 14 de agosto

Local: Centro Cultural Matarazzo - Presidente Prudente/SP

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
IAC-APTA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário