Batata/Cepea: Colheita de inverno avança e preços caem

Publicado em 11/08/2022 10:37

No mês de julho, o preço da batata lavada tipo ágata teve média de R$ 48,48/saca de 25 kg (ponderado pela classificação) na média das lavadoras do País, 20,5% abaixo de junho/22. Além do grande volume ainda ofertado por algumas regiões produtoras da safra das secas, houve avanço da colheita nas praças de inverno, o que aumentou a oferta nacional. Somado a isso, o clima predominantemente quente e seco aumentou os problemas fitossanitários, resultando em variação na produtividade e qualidade dos tubérculos – este último fator também impactou em menores preços de comercialização.

Em Vargem Grande do Sul (SP), a produtividade média ficou entre 30 e 35 t/ha, abaixo do esperado. Uma das principais razões está associada à forte pressão de murcha de verticillium, doença que, de acordo com colaboradores do Hortifruti/Cepea, foi favorecida pelo clima mais quente durante a maior parte do ciclo. No Sudoeste Paulista (SP) a presença de pragas como a traça, larva-alfinete e vaquinha também prejudicou a qualidade, gerando uma redução de cerca de 10% na produtividade das áreas mais afetadas.

Na Chapada Diamantina (BA), os maiores empecilhos são pragas, como mosca minadora e traça. No entanto, o rendimento é bom, entre 45 e 50 t/ha, com as áreas mais afetadas apresentando produtividade até 30% menor. Em Cristalina (GO), houve relatos de vaquinha e sarna, porém em níveis controlados, permitindo boa qualidade, e produtividade com média entre 45 e 50 t/ha.

As lavouras do Sul e do Triângulo Mineiro não apresentam nenhuma incidência expressiva de pragas ou doenças, o que vem garantindo boa qualidade das batatas, e produtividade média que varia de 35 a 40 t/ha.

Para agosto, a expectativa é de que a oferta permaneça elevada, já que o pico de colheita da maioria das praças produtoras de inverno ocorre nesse mês.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Cepea/Hortifruti

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário