Frutas/Cepea: Queda do euro em relação ao dólar pode prejudicar exportação do Brasil

Publicado em 19/08/2022 09:43

As exportações brasileiras de frutas, na parcial de 2022 (janeiro a julho), estão inferiores ao recorde do ano passado. Segundo dados da Secex, o País exportou 480,9 mil toneladas de frutas, cascas de frutos cítricos e de melões neste ano, queda de 13% frente ao mesmo período do ano passado.

No caso do Vale do São Francisco (PE/BA), principal região exportadora de mangas e uvas, os envios caíram devido a problemas climáticos, e agora, podem também ser impactados pela desvalorização do euro frente ao dólar, segundo avaliação da Consultoria Agro do ItaúBBA, publicada no site da Globo Rural. Isso porque, no caso dos envios à Europa (que responderam por 74% dos embarques deste ano, até julho), o exportador recebe em euro, mas seus custos de produção estão atrelados ao dólar.

Segundo a consultoria, riscos políticos, logísticos e econômicos na Europa podem afetar as cotações e o fluxo de comercialização de frutas do País.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Cepea/Hortifruti

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário