Frutas/Cepea: Queda do euro em relação ao dólar pode prejudicar exportação do Brasil
As exportações brasileiras de frutas, na parcial de 2022 (janeiro a julho), estão inferiores ao recorde do ano passado. Segundo dados da Secex, o País exportou 480,9 mil toneladas de frutas, cascas de frutos cítricos e de melões neste ano, queda de 13% frente ao mesmo período do ano passado.
No caso do Vale do São Francisco (PE/BA), principal região exportadora de mangas e uvas, os envios caíram devido a problemas climáticos, e agora, podem também ser impactados pela desvalorização do euro frente ao dólar, segundo avaliação da Consultoria Agro do ItaúBBA, publicada no site da Globo Rural. Isso porque, no caso dos envios à Europa (que responderam por 74% dos embarques deste ano, até julho), o exportador recebe em euro, mas seus custos de produção estão atrelados ao dólar.
Segundo a consultoria, riscos políticos, logísticos e econômicos na Europa podem afetar as cotações e o fluxo de comercialização de frutas do País.
0 comentário
ExpoCacau promove cadeia produtiva em evento gratuito em Ilhéus
Safra de cacau 26/27 tende a superávit restrito com riscos na África e ameaça de El Niño, apontam consultorias
Exportações de frutas aceleram na 3ª semana de agosto e volume diário fica 10% acima de 2025
Capacidade de armazenamento ganha espaço como estratégia para reduzir o risco comercial da beterraba
Uva/Cepea: Oferta crescente pressiona preços das sem semente no Vale
Tomate/Cepea: Preço recua diante aumento das temperaturas e maturação acelerada