Preços da mandioca devem permanecer em alta
A conjuntura de novembro da raiz da mandioca, realizada pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), indica a permanência do movimento de alta nos preços da cultura, em todas as regiões produtoras. De acordo com a análise, os motivos que explicam este cenário têm se repetido durante toda a safra atual: baixa disponibilidade de raízes para comercialização devido ao pouco rendimento e produtividade das lavouras e os problemas climáticos, que dificultam a produção e a colheita, principalmente.
Em novembro, o aumento de preços teve destaque na Bahia, onde o valor da raiz subiu 32,7% em relação a outubro. Já a farinha apresentou uma alta de mais de 20%. Isso vem sendo causado por questões que envolvem escassez e excesso de chuvas na principal região produtora da cultura no estado. Nas demais unidades produtoras da federação, os aumentos de preços também foram significativos, principalmente, no Pará e em São Paulo.
A conjuntura da Conab é realizada mensalmente e tem o objetivo de coletar e fornecer informações e análises de sobrepreços internos e externos, exportações, preços de paridade de importação, dentre outras variáveis importantes.
Por meio desta iniciativa, a Conab também realiza análises de caráter macroeconômico e estudos mais específicos, como os que são voltados a produtos agrícolas, hortigranjeiros, pecuários, da sociobiodiversidade, e que compõem a pauta da Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM) e da Política de Garantia de Preços Mínimos para os Produtos da Sociobiodiversidade (PGPM-Bio). A mandioca é um produto que integra a PGPM e a Conab acompanha o mercado desta cultura e derivados (farinha, fécula, goma).
0 comentário
Batata/Cepea: Chapada Diamantina (BA) registra altas produtividades
Manga/Cepea: Com crescimento da oferta, preços no Vale recuam na abertura do mês
Maçã brasileira inicia nova safra com frutos de alta qualidade e retomada da produção
Mandioca/Cepea: Valores médios sobem na 1ª semana de fevereiro
Com boas condições climáticas, Prosperato deve dobrar safra de azeitonas para 2026
Edital para licenciamento de produtores de mudas de mandioca termina hoje (6)