Melão/Cepea: No último mês da safra 2022/23, exportações surpreendem

Publicado em 19/04/2023 16:00

Em março, geralmente as exportações brasileiras de melão se reduzem, devido ao fim da safra. Cenário que ocorreu na atual campanha 2022/23, mas em menor proporção, já que o volume exportado conseguiu ser superior ao do mesmo mês do ano passado. Tomando como base os dados da Secex, a quantidade embarcada em março foi de pouco mais de 20 mil toneladas, diminuição de 7% em comparação com fevereiro, mas 38% maior ao do período do ano anterior.

O ocorrido contrariou a tendência da safra 2022/23 como um todo, já que os outros meses registraram números menores do que a anterior. E, segundo agentes consultados pelo Hortifruti/Cepea, se deve à uma oportunidade relacionada ao desabastecimento do mercado da Europa (principal destino) e ao atraso da colheita na América Central (importante concorrente), em decorrência de problemas climáticos. Assim, houve preferência pelos envios de melão brasileiro ao exterior.

DESTINOS - Em março, os principais destinos brasileiros de melão foram: Espanha em primeiro lugar, que comprou 41% do total exportado pelo Brasil, Holanda em segundo, com 28%, e Reino Unido em terceiro, com 26%. Vale ressaltar que, ao longo da atual campanha, o topo do ranking praticamente não mudou, havendo grande importância desses países.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Cepea/Hortifruti

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário