CNA participa da Câmara Setorial do Cacau e Sistemas Agroflorestais
A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou, na quinta (28), de reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Cacau e Sistemas Agroflorestais do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).
O objetivo da reunião foi tratar sobre a monilíase e o vírus mosaico nas lavouras de cacau no Brasil. A reunião contou com a participação de representantes de produtores, indústria, instituições de pesquisa e defesa agropecuária, e governo.
A assessora técnica da Comissão Nacional de Fruticultura da CNA, Letícia Fonseca, participou da reunião e destacou a importância de se debater os assuntos e propôs a realização de ações de orientação, em conjunto com governo e demais entidades do setor, para a identificação da praga e erradicação, com o objetivo de evitar a introdução da praga em novas áreas.
“A disseminação da doença tem forte relação com o trânsito de pessoas, frutos e outros materiais vegetais contaminados, o que ressalta a importância da orientação de produtores, mas também da população”, destacou Letícia.
A Coordenadora Geral e Proteção de Plantas do Mapa, Graciane Castro, apresentou as atualizações do plano de contingência para a praga Moniliophthora roreri, causadora da doença monilíase.
Graciane também ressaltou a importância do monitoramento das áreas de ocorrência, bem como das ações de erradicação.
A monilíase é uma doença muito grave que ataca os frutos do cacaueiro e do cupuaçuzeiro (cupuaçu) em qualquer fase de desenvolvimento, podendo causar perdas de até 100% da produção.
0 comentário
Batata/Cepea: Atacado registra alta pela terceira semana seguida
Brasil alcança 3º lugar mundial em produtividade de amendoim com 3,8 toneladas por hectare
Citros/Cepea: Subprodutos citrícolas têm alívio tarifário
Cebola/Cepea: A crise no setor da cebola em 2025 tem nome: clima favorável e produtividade elevada
HORTI RESENHA #125 - A importância do setor de FFLVs para o varejo
Mamão/Cepea: Qualidade segue como desafio, mas rentabilidade fecha no azul no ES