Cebola/Cepea: Ituporanga inicia em ritmo lento
Produtores de Ituporanga (SC) iniciaram a safra de cebola em ritmo aquém do esperado. Apesar de o preço estar atrativo, a qualidade dos bulbos oferecidos pelos catarinenses está abaixo da de outras praças sulistas. Já se estima que cerca de 25% do material precoce plantado na região foi perdido decorrente do fenômeno do El Niño. Além disso, o restante dos bulbos que foi colhido não teve calibre ideal, e muitos deles apodreceram. A cebola é uma hortaliça que necessita da cura (secagem) para sua comercialização, mas esta etapa não está sendo realizada na roça devido à instabilidade climática. Por conta disso, produtores estão realizando a prática em estufas improvisadas ou até mesmo com sistema de ventiladores.
Como as cebolas tiveram pouca luminosidade e sofreram com muitas chuvas, estão com a casca bastante prejudicada e a coloração clara, fatores que deixam a hortaliça mais sensível ao transporte e não permite a armazenagem, levando os produtores, portanto, a ofertar seu material de forma rápida. Desta forma, Ituporanga teve pouca oferta e comercializou na roça a cebola vermelha híbrida precoce a R$3,60kg nesta semana – este bom valor se deve exclusivamente ao baixo volume ofertado na região e à alta procura.
0 comentário
Horti Resenha #131 - Rancho Sagrada Família produz e exporta mangas no Vale do São Francisco
Cacau: fatores técnicos dominam no curto prazo, com clima em atenção
Manga/Cepea: Temporada paulista pode chegar até 40% de recuperação frente à safra 2024/25
Produção de noz-pecã pode chegar a 7 mil toneladas na safra 2026
Ministério da Agricultura e Apex destacam potencial da Fruit Attraction São Paulo para dar visibilidade global à fruticultura brasileira
Cacau cai 7% para mínima em dois anos em NY