Abrafrutas destaca compromisso do setor com a segurança dos alimentos em resposta aos resultados da ANVISA

Publicado em 08/12/2023 15:21

A Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas (Abrafrutas) reafirma o compromisso com a segurança do alimento, no qual destaca os resultados positivos divulgados, no dia 6 deste mês, pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (Para). O programa abrangeu os ciclos de 2018/2019 e 2022 e monitorou 25 alimentos em mais de 5.000 amostras, incluindo produtos processados e alimentos importados. 

Resultados Positivos e Tendências Encorajadoras

Os resultados indicaram que os alimentos de origem vegetal consumidos pelos brasileiros são seguros quanto aos potenciais riscos de intoxicação aguda e crônica. É notável a redução do risco agudo, no qual refletiu esforços coordenados dos produtores para garantir a segurança desde a produção até a mesa do consumidor.

O presidente da Abrafrutas, Guilherme Coelho, reforçou o compromisso da fruticultura brasileira com a segurança do alimento, com destaque para as robustas boas práticas que permeiam a produção de frutas no país. 

“Através de esforços conjuntos e inovação contínua, o setor busca garantir a qualidade e a integridade dos alimentos que chegam às mesas dos consumidores”, disse.

Guilherme Coelho explicou que a implementação de técnicas adequadas desde o plantio até a colheita, considerando aspectos como escolha do local, manejo do solo, uso correto de insumos, irrigação adequada, adoção de estratégias que minimizem o uso de pesticidas químicos, com a priorização por métodos biológicos e culturais para o controle de pragas e doenças e outros métodos, fazem parte das boas práticas agrícolas utilizadas na fruticultura brasileira que garantem os resultados divulgados pela ANVISA.

O diretor institucional da Abrafrutas, Luiz Roberto Barcelos, complementou dizendo que os produtores de frutas trabalham a implementação de processos rigorosos de controle de qualidade em todas as etapas, desde a seleção de mudas até a pós-colheita, garantindo que apenas produtos seguros e de alta qualidade cheguem ao mercado. 

A redução significativa do risco agudo na laranja é um marco notável, segundo eles. Afirmaram ainda que as ações tomadas pela Anvisa, como a proibição de certos agroquímicos e restrições de uso, contribuíram para esse progresso. “A Abrafrutas enaltece essas medidas que visam a proteção da saúde pública e do meio ambiente”.

Perspectivas Futuras e Compromisso Contínuo

Olhando para o futuro, a Abrafrutas está comprometida em trabalhar ainda mais este tema junto aos produtores. “Estamos confiantes de que, com colaboração e inovação contínuas, continuaremos a garantir a produção e o consumo de frutas seguras e de alta qualidade no Brasil”, reforçou Luiz Roberto Barcelos.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Abrafrutas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário