Maçã/Cepea: Comércio da fuji melhora e preços se mantêm elevados
Apesar de a colheita da maçã fuji já estar encerrada na maioria das regiões produtoras, algumas ainda contam com a finalização das atividades. Nas praças do Rio Grande do Sul, onde ainda estavam colhendo, as volumosas chuvas interromperam a prática - cenário que levou à postergação da mesma.
Em relação ao comércio, agentes consultados pelo Hortifrúti/Cepea relataram que o mesmo esteve um pouco melhor nesta semana (06 a 10/05), devido ao início de mês. E, como a oferta esteve controlada - já que produtores estão optando por armazenar a fruta e comercializá-la no segundo semestre, quando os preços estão mais altos -, a cotação da fuji se manteve elevada no período.
A média de preço da fuji 110 Cat 1 foi de R$ 157,14/cx de 18 kg no Sul, leve alta de 2% em relação à semana anterior. É importante ressaltar que a oferta da variedade, no geral, está menor neste ano, devido à quebra de safra. Agentes relataram que ainda houve dificuldade de escoamento das frutas vindas do RS, devido à interdição de estradas.
NOTA: O CEPEA, que acompanha e analisa de perto as atividades do agronegócio no Rio Grande do Sul, captando as condições socioeconômicas de seus produtores rurais, neste lamentável momento de catástrofe climática, se solidariza com eles - e com a sociedade gaúcha como um todo - diante das substanciais perdas de renda e patrimonial, mas, acima de tudo, das vidas humanas sacrificadas.
0 comentário
Produção de noz-pecã pode chegar a 7 mil toneladas na safra 2026
Ministério da Agricultura e Apex destacam potencial da Fruit Attraction São Paulo para dar visibilidade global à fruticultura brasileira
Cacau cai 7% para mínima em dois anos em NY
Batata/Cepea: Chapada Diamantina (BA) registra altas produtividades
Manga/Cepea: Com crescimento da oferta, preços no Vale recuam na abertura do mês
Maçã brasileira inicia nova safra com frutos de alta qualidade e retomada da produção