Mamão/Cepea: Oferta retraída valoriza formosa no Oeste da BA
O Oeste da Bahia, que se destaca pela produção do mamão formosa, registrou valorização nesta semana (02 a 06/09). O formosa foi vendido por R$ 2,32/kg, alta de 20% frente à semana anterior. O ocorrido se deve ao baixo volume colhido da região.
As ondas de calor, o clima muito seco e as rajadas de vento têm estressado os mamoeiros, reduzindo sua produtividade e os deixando mais suscetíveis a pragas e doenças, como o ácaro rajado - que desfolha as plantas e deixa os frutos mais expostos ao sol, causando manchas nas cascas.
Produtores relataram que estes problemas têm sido observados em roças mais antigas. As novas estão em melhor condição, possuindo folhagem adequada. Na semana seguinte, as cotações podem ficar nesses patamares ou até subir novamente, diante da oferta retraída, que deve permanecer até o fim do mês.
0 comentário
HORTI RESENHA #144 - Métodos de conservação e variedades tardias abrem novos mercados para a lichia
Cacau cai para mínimas de duas semanas em NY
HORTI RESENHA #143 - Sustentabilidade pode definir quem exporta frutas e quem fica de fora do mercado
Contratos futuros do cacau despencam mais de 4% em NY e Londres
Após alta intensa, cacau volta a cair após participação de lado vendedor no mercado global
Preços baixos do cacau exigem que produtores busquem novas formas de comercialização