Uva/Cepea: Preço da BRS vitória embalada sobe no Vale
Mesmo com desvalorização de janeiro, o preço médio da uva BRS vitória ainda fechou acima do custo de produção no Vale do São Francisco (PE/BA). O valor mensal foi de R$ 6,50/kg no contentor, recuo de 25% frente a dezembro, mas ainda 38% superior à estimativa de custo coletado pelo Hortifrúti/Cepea. Assim, a rentabilidade unitária da variedade seguiu positiva.
Em 2024, todos os meses apresentaram cotações superiores aos gastos, devido à quebra produtiva pelas chuvas intensas do primeiro quadrimestre, que com ajuda do bom comércio, conseguiu superar o aumento dos custos. E os altos volume de janeiro de 2025 trazem os mesmos questionamentos acerca desta temporada, pois já ocasionaram perdas, queda de qualidade e problemas em florada.
Caso os altos volumes de chuvas voltem a persistir, estes entraves, que ainda foram pontuais, podem se intensificar. Atualmente, a oferta da BRS vitória diminuiu – cenário que aumentou os preços da embalada nesta semana (10 a 14/02). A média de preço da embalada Cat 1 foi de R$ 12,60/kg, alta de 5,2%. O volume ofertado deve permanecer controlado pelo restante de fevereiro e, com a ligeira melhora na qualidade da variedade, é esperado novo incremento nos preços de venda.
0 comentário
Manga/Cepea: Rentabilidade cai, mas se mantém acima dos padrões para novembro
Cacau fecha em alta de 1,1% em Nova York
HORTI RESENHA #126 - 2025 foi mais um ano desafiador para a citricultura brasileira
Cacau atinge máxima em um mês na bolsa ICE
Tomate/Cepea: Clima úmido eleva a incidência de bactérias nas lavouras de Itapeva
Banana/Cepea: Como foi o cenário de exportação brasileira no ano de 2025?