Abrafrutas assina protocolo de entendimento com Câmara de Comércio da China
Em um passo significativo para a expansão e fortalecimento do setor frutícola, a Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas) assinou hoje, em Pequim, um Memorando de Entendimento (MOU) com a Câmara de Comércio da China para Importação e Exportação de Produtos Alimentícios, Produtos Nativos e Derivados Animais (CFNA) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).
O acordo estabelece uma estrutura para cooperação em áreas de interesse mútuo, visando promover o desenvolvimento sustentável, aprimorar as capacidades do setor e fortalecer as relações comerciais entre os dois países.
Entre as principais áreas de colaboração previstas:
1.Agricultura Sustentável: Troca de conhecimentos e melhores práticas em produção sustentável de frutas, incluindo manejo da água, saúde do solo e manejo integrado de pragas.
2.Desenvolvimento Profissional e Industrial: Promoção de programas de intercâmbio, treinamentos, workshops e seminários para aprimorar as habilidades e conhecimentos dos profissionais do setor.
3.Otimização da Cadeia de Suprimentos: Compartilhamento de conhecimentos sobre manuseio pós-colheita, logística de cadeia fria e garantia de qualidade para melhorar a eficiência da cadeia de suprimentos.
4.Pesquisa de Consumidores: Realização de estudos conjuntos para melhor compreender as preferências e tendências dos consumidores em ambos os mercados.
O protocolo, que não impõe obrigações financeiras às partes, terá validade de cinco anos e poderá ser renovado por acordo mútuo. As atividades específicas serão desenvolvidas em acordos separados e as partes se reunirão anualmente para revisar o progresso e discutir futuras oportunidades de cooperação.
Segundo o presidente da Abrafrutas, Guilherme Coelho, o acordo representa um marco estratégico para o fortalecimento da presença do melão e uva e trave também de outras frutas brasileiras que puderem a ser exportadas para mercado chinês, um dos maiores e mais dinâmicos do mundo. E mais do que isso, essa cooperação reafirma o compromisso que o Brasil vem tendo com a sustentabilidade, a inovação e a qualidade das frutas brasileiras.
0 comentário
Produtor de cacau possui dificuldade em encontrar equilíbrio financeiro sem produtividade
Greening registra menor avanço em nove anos e SP mantém força-tarefa contra a doença
Cacau recua em Londres após atingir máxima de um ano
Indústria paraense apoia cultivo de cacau em cinturão citrícola paulista
IFPA Brasil consolida protagonismo do setor de frutas, flores, legumes e verduras na América Latina
Preço de legumes cai até 30% em julho e favorecem busca por alimentação saudável