HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Cultivo estratégico de brócolis impulsiona produtividade e reduz perdas no campo

Publicado em 04/08/2025 15:32
Alta tolerância a doenças e ciclo precoce favorecem o agricultor o ano todo

Diante dos desafios enfrentados no campo, como variações climáticas e pressão de doenças, horticultores têm buscado materiais mais resistentes, produtivos e economicamente viáveis. No cultivo de brócolis, um híbrido do tipo cabeça única vem se destacando no mercado, por agregar valor em todas as etapas da produção. 

De acordo com o consultor Técnico de Vendas TSV Sementes, Lavoisier Neto – que atende os estados de Pernambuco, Paraíba, Ceará, Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte, Pará, Amapá, Amazonas e Roraima –, o brócolis  híbrido Master  é referência em qualidade e produtividade, com boa conservação pós-colheita, planta forte e plantio o ano todo. 

“Se o cultivo na área do produtor for 100% do Master, ele ganhará um ciclo de plantio, com aumento de produtividade e economia com fertilizantes e defensivos agrícolas, devido a sua precocidade de uma semana a menos em relação ao mercado. E nos períodos chuvosos, ele terá maior rendimento na colheita e sem perdas, porque o nosso material apresenta alta tolerância à formação de ramos laterais, ao talo-oco e alta tolerância à podridão negra das crucíferas (Xcc). É um produto que hoje lidera o plantio na Serra da Ibiapaba (CE), uma região de destaque no cultivo de brócolis”, enfatiza Lavoisier.  

Com plantas compactas e de boa agressividade radicular, o híbrido apresenta ciclo precoce, entre 50 e 60 dias, peso aproximado de 450g e cabeças bem fechadas, de granulometria média e coloração verde-escura. “Sua alta rusticidade e estabilidade, aliadas ao ótimo formato e qualidade comercial da cabeça, são características que conquistam mercados em várias regiões e épocas de plantio, oferecendo segurança e renda ao produtor. Uma dica é antecipar as adubações de cobertura e manejar bem a irrigação”, complementa o consultor técnico. 

“O Master F1 é um produto excelente no inverno e verão, tem um tamanho muito bom, a gente chega a produzi-lo com até 800g. O ciclo é curto, em média 52 dias, e é um brócolis que resiste ao período chuvoso. Eu faço parte de um grupo de produtores e enviamos nosso produto para vários estados brasileiros”, afirma o produtor Francisco Reginaldo Leitão Silva, de Guaraciaba do Norte, Serra da Ibiapaba (CE). 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
TSV Sementes

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário