Banana/Cepea: Baixa oferta e qualidade melhor elevam cotações no Vale do Ribeira

Publicado em 09/12/2025 08:31

Nesta semana (1º a 05/12), tanto as cotações para a banana nanica quanto para a prata se elevaram no Vale do Ribeira (SP). Segundo relatos dos colaboradores do Hortifrúti/Cepea, a valorização das variedades se deve, principalmente, à baixa oferta no momento, já esperado pelo calendário de colheita. Além disso, a melhoria da qualidade da fruta, deixando de apresentar características provenientes das temperaturas reduzidas de julho a setembro (casca mais escura), também foi um fator que contribuiu para uma procura mais aquecida e, consequentemente, aumento das cotações. Com a volta das chuvas no Vale do Ribeira, que passou por um período de tempo seco entre julho e meados de outubro, a qualidade deve seguir melhorando nas próximas semanas.

Dessa forma, a banana nanica de primeira qualidade foi vendida a R$ 2,92/kg, aumento de 5% com relação à semana anterior, enquanto a prata foi comercializada por R$3,30/kg, valor 11% maior frente à semana passada. Com a chegada do fim do ano, os contribuintes esperam cotações ainda maiores devido à pouca disponibilidade e procura significativa por banana de melhor qualidade, sobretudo em regiões litorâneas onde a concentração populacional tende a aumentar durante essa época.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Cepea

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário