Uva/Cepea: Exportações brasileiras seguem crescentes nesta temporada
As exportações brasileiras de uvas mantiveram ritmo crescente em novembro, impulsionadas pela forte demanda europeia, especialmente de Holanda e Reino Unido. Segundo o Comex Stat, foram embarcadas 22 mil toneladas no mês, alta de 33% frente a outubro e de 29% em relação a novembro/24 — um dos melhores resultados para o período desde 2020, atrás apenas de novembro de 2023 (26,6 mil t).
O destaque ficou para a Holanda, cuja entrada de uvas brasileiras aumentou 75% sobre o mês anterior, movimento favorecido pela menor oferta de uvas italianas e espanholas nas gôndolas europeias, o que abriu maior espaço para a fruta nacional. Em receita, contudo, houve recuo frente a novembro/24, devido à maior participação de mercados alternativos — que pagaram cerca de 11% menos — e ao maior volume embarcado.
Para os Estados Unidos, apesar do alívio tarifário anunciado em dezembro, as uvas brasileiras não foram incluídas nas listas de produtos com tarifas suspensas. Assim, a fruta continua sujeita à taxação de 50%, mantendo restrições relevantes ao comércio. Segundo a Abrafrutas, a exclusão ocorre porque os EUA são grandes produtores e projeta-e que tenham supersafra em 2025/26, além de comprarem volumes expressivos do Chile e Peru. Neste cenário, mesmo com a tarifa mantida, os envios seguem dentro dos limites mínimos acordados.
No geral, os embarques já estão reduzidos e os últimos devem acontecer nesta primeira quinzena do mês. Agentes do Hortifrúti/Cepea avaliam que, apesar da concorrência mais acirrada e do menor retorno financeiro, o Brasil deve fechar o ano com desempenho positivo nas exportações, sustentado pela boa qualidade da fruta e pela consolidação de novos destinos.
0 comentário
Após recordes de 2025, exportação de frutas deve ter mais um ano positivo em 2026
StoneX projeta superávit global de 287 mil toneladas no mercado de cacau
Produtores gaúchos enxergam safra da uva otimista para 2026
Cacau avança mais em NY
Rasip Agro projeta colher 55 mil toneladas de maçãs na safra 2026
Mamão/Cepea: Preço do formosa acumula queda de 51% em janeiro