HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Rasip Agro projeta colher 55 mil toneladas de maçãs na safra 2026

Publicado em 27/01/2026 11:44
Produção representa crescimento de cerca de 30% em relação a 2025, com até 20% do volume destinado à exportação

A Rasip Agro, unidade da RAR Agro & Indústria, projeta colher aproximadamente 55 mil toneladas de maçãs na safra de 2026, um crescimento de aproximadamente 30% em relação a 2025, quando a produção somou 42 mil toneladas em função dos desafios climáticos enfrentados no ano. Do total previsto, entre 15% e 20% deverá ser destinado ao mercado externo, reforçando a presença da empresa no comércio internacional da fruta.

A produção da safra será composta por 75% de maçãs do grupo Gala, o que inclui o clone Belgala, e 25% do grupo Fuji. Segundo o diretor da Rasip Agro, Celso Zancan, a Rasip Agro Belgala é um clone exclusivo da empresa, com coloração vermelho intenso desde as fases iniciais de desenvolvimento, o que permite maior precisão no ponto de colheita e agrega valor a atributos como crocância e dulçor. “Para essa safra, a expectativa é fortalecer a comercialização da variedade para o mercado interno”, afirma.

Com cerca de 1,5 mil hectares de pomares, localizados em Vacaria (RS), na região dos Campos de Cima da Serra, a Rasip Agro mantém uma estratégia voltada à diversificação de mercados. Além de outros destinos internacionais, as exportações devem atender países como Índia, Irlanda, Inglaterra, Holanda, Portugal, Rússia e Bangladesh. Mantendo a estratégia de expansão ao mercado do Oriente Médio e novos mercados como Malásia, Indonésia e Taiwan.

Para o presidente executivo da RAR Agro & Indústria, Sergio Martins Barbosa, o avanço da produção reflete a consolidação da operação ao longo dos últimos anos. “A projeção de colher cerca de 55 mil toneladas de maçãs na safra de 2026 confirma a evolução consistente da nossa operação, resultado de investimentos em tecnologia, manejo e genética. O crescimento em relação ao ano anterior e a destinação de até 20% da produção para a exportação reforçam a qualidade da maçã produzida em Vacaria e a competitividade da Rasip Agro no mercado internacional”, destaca.

Além do desempenho produtivo, a safra de 2026 também impacta positivamente o mercado de trabalho na região. Para o período de colheita, a empresa gera cerca de 2.500 postos de trabalho com carteira assinada, contribuindo para a movimentação econômica dos Campos de Cima da Serra.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Razip Agro

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário